sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Você conhece o ovo?

Ovo de galinha ou de aves em geral apresenta grande quantidade de nutrientes e propriedades nutricionais importantes. Clique e veja.Mas eu queria chamar atenção sobre 2 aspectos: as proteínas presentes no ovo e sua possível alergenicidade. Quase 90% das proteínas do ovo se encontram na clara do ovo (conhecida tecnicamente como albúmen). MAs diferentemente do que muitos imaginam, o ovo não contém apenas albumina. O ovo apresenta: Ovalbumina, Ovotransferrina, Ovomucoide, Ovomucina, lisozima, globulina G2 e G3, ovoinibidor, glicoproteina do Ovo, proteína de ligação da tiamina, flavoproteína, macroglobulina do ovo, ovostatina, cistatina e avidina. Várias delas tem propriedade antimicrobiana mas uma coisa sempre me chama atenção. A ovomucóde, cistatina, ovostatina e inibidor do ovo são inidoras de proteases, o que significa dizer que inibem a atividade de enzimas proteolíticas do nosso trato digestório, ou seja, o consumo excessivo pode favorecer a não digestão de proteínas, por consequencia, presença de macromoléculas no intestino e o desencadeamento de processos alérgicos, muito comuns para quem consome ovos. Há um trabalho de 2004 do National Institute of Allergy and Infectious Diseases, que mostra que ovo é o 2º alimento mais alergênico, só perdendo para o leite. Portanto, senhores pais responsáveis pela introdução de novos alimentos, clara de ovo só depois de 1 ano; e senhores consumidores de clara de ovo, albumina em pó e derivados, avaliem os riscos. Procure um bom nutricionista.

3 comentários:

Vanuza Freitas disse...

Boa tarde Henrique, em ralação a ingestão segura de ovos, qual a quantidade semanal que as pessoas podem tá ingerindo este alimento? tendo em vista que o ovo é bastante controverso.
Muito obrigada pelas matérias que são bastante esclarecedoras.

Vanuza

Unknown disse...

Vanuza, na visão funcional não existe recomendação semanal para nenhum alimento, existe recomendação individualizada. Posso ter um paciente que libero comer 2 ovos todos os dias (ex: estimular memória) e outro que não vai comer ovos nunca (ex: alergia). Depende de cada caso.

Anônimo disse...

Oi Henrique sou do Rio de Janeiro, gosto muito do seu Blog, e queria saber se existe alguma forma de reconhecer um bom nutricionista durante a consulta? Por exemplo já percebi que tenho intolerância e ou alergia ao leite (integral ou desnatado) e até whey protein.

Obrigado e parabéns pela doação do seu conhecimento!

Luciano Reston