sábado, 31 de julho de 2010

Tribulus terrestris pode trazer riscos!!

Vou colocar a tradução do resumo deste artigo que acaba de sair pois ainda não tive tempo de ler por completo, mas fica mais uma vez o alerta do porque as pessoas não devem tomar medicamentos, suplementos, fitoterápicos sem orientação de um profissional. E mesmo os profissionais, se atualizem e sejam criteriosos com o que prescrevem.


Medicamentos á base de ervas estão sendo progressivamente utilizados em todo o mundo. No entanto, os fitoterápicos não são isentos de riscos e vários casos de reações adversas têm sido descritos. Tribulus terrestris é usado tradicionalmente por causa de suas atividades inibidoras da formação de cálculos renais e como afrodisíaco. Nós (os autores) relatamos um caso de hepatotoxicidade induzida, nefrotoxicidade e neurotoxicidade por uso de T. terrestris em um paciente do sexo masculino iraniano que usou o extrato da planta para evitar a formação de pedra nos rins. Ele apresentou transaminases séricas (exame que avalia função hepática) e creatinina muito elevadas (exame que avalia função renal) após consumir água de ervas por 2 dias. A descontinuação do remédio herbal resultou em melhora dos sintomas e normalização das enzimas do seu fígado.


Tribulus terrestris-induced severe nephrotoxicity in a young healthy male. Nephrol Dial Transplant. 2010 Jul 28. [Epub ahead of print]

Um comentário:

Luciane Coelho disse...

Muito interessante, Henrique! Apesar de ser um único caso, é o resultado do fato de as pessoas ainda acharem que um chazinho nunca faz mal. Me impressiona que esse tipo de teste não tenha sido feito antes... Existem vários produtos no mercado com doses consideradas seguras, mas como controlar ervas vendidas em feiras?? E as cultivadas em casa?? A informação é o melhor remédio.