Manteiga de garrafa é um produto brasileiro, obtido a partir da manteiga tradicional de leite de vaca, em processo bastante semelhante à manteiga clarificada ou à manteiga indiana, chamada de Ghee. Vejam o vídeo.
As análises confirmam que esta manteiga contem praticamente zero de lactose e de proteínas, que ficam presentes nos sólidos e na parte coagulada. Entretanto, continua com alto teor de gordura saturada, de cadeia longa (14:0 e 16:0, apesar de conter grande quantidade de oleico, insaturada, mais saudável, 18:1). As análises também mostram que ela suporta temperatura mais alta de cocção (temperatura de fumaça), suporta temperatura ambiente, mas por um período máximo de 60 dias quando apresente alto teor de oxidação, e portanto, se torna bastante maléfica.
A lamentar: todas as análises encontradas, não pesquisaram o teor de ácidos graxos de cadeia curta, importantes para saúde intestinal e portanto do restante do corpo.
Detalhe: apesar de no vídeo não estar assim, na hora de retirar propriamente a manteiga clarificada, é melhor usar um pequeno funil com filtro de café ou gaze esterelizada, garante isenção total de sólidos.
Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300009&lng=pt&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000600022&lng=pt&nrm=iso
Nenhum comentário:
Postar um comentário