Este último sábado terminamos a segunda parte do curso de bioquimica da nutrição, alimentos e correlações clínicas. Sou suspeito para dizer, mas acho que deu tudo muito certo. Fiquem a vontade vocês que fizeram o curso e que lêem o blog para fazer seu comentário. Porque eu insisto tanto em falar de bioquimica e estudá-la? Veja o caso do lactobacilus. Já há algum tempo venho dizendo que a nossa conduta (eu e minha esposa Lílian) que enquanto nutricionistas, quando tratamos a disbiose intestinal, preferimos fechar primeiro a mucosa intestinal, reparar o intestino, matar bactérias patogênicas para então entrar com os probióticos; ou ao menos entrar logo com probióticos específicos que fecham mucosa intestinal e em doses baixas. E outra fator que vínhamos observando há algum tempo mas agora tenho uma metaanálise para comprovar isso, é que nem todo microorganismo probiótico é bom para tudo. O lactobacilus acidophilus, o mais comum dos probióticos, muito prescrito, parece estar relacionado com o ganho de peso e a obesidade, e em humanos. Sempre afirmei que adulto precisa mais de bifidobactérias do que lactobacilus, já fiz até consultoria para Danone sobre o ACTVIA e postei aqui há algum tempo. Não vou cansar de repetir, não há 100% certo nem errado. E isto é importante, que estejamos estudando sempre, para saber o que prescrevemos e vc que é leigo, possa receber o melhor e mais correto tratamento de nós profissionais. Obrigado às quase 40 pessoas que fizeram o curso, espero ter contribuído. Próxima postagem vou falar da reportagem da VEJA desta semana (aiai).
Desejar ler mais:
Microb Pathog. 2012 May 24. [Epub ahead of print] Comparative meta-analysis of the effect of Lactobacillus species on weight gain in humans and animals. Million M, Angelakis E, Paul M, Armougom F, Leibovici L, Raoult D.
Microb Pathog. 2012 May 24. [Epub ahead of print] Comparative meta-analysis of the effect of Lactobacillus species on weight gain in humans and animals. Million M, Angelakis E, Paul M, Armougom F, Leibovici L, Raoult D.
2 comentários:
Por favor Henrique...me ajude!
Uns falam que o óleo de coco é bom, outros não, muitos nutricionistas recomendam. E vc o q acha?Não é gordura satuarda?
Curso excelente!
Aprendi mais do que em um semestre inteiro de aula de bioquímica metabólica, parabéns!
Cada vez que estudo bioquímica fico mais convencida de que tudo no nosso organismo se resume à nutrição.
Patrícia Ramos
Postar um comentário