terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA: PROPRIEDADES DO ALFACE!!


Ouça entrevista concedida ao vivo, hoje, à Web Rádio Saúde, rádio oficial do Ministério da Saúde.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NOVO ARTIGO PUBLICADO!!

Pessoal, com grande satisfação que informo que artigo de revisão sobre as propriedades do óleo de côco foi publicado na revista Nutrição Brasil. Parabéns para as demais co-autoras do paper, Renata Costa Fortes e Raquel Miranda, minhas colegas nutricionistas daqui de Brasília. Para leitura do artigo, clique aqui. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUANDO O DIABO AJUDA DEUS!!

Só consigo imaginar esta situação no caso em que pacientes precisam utilizar a planta Garra-do-Diabo (Devil´s Claw), um fitoterápico de ação antiinflamatória, muito utilizado para doenças articulares, como também para ajudar no trabalho de parto. Os ativos desta planta já se mostraram efetivos em reduzir a hemorragia no parto, na separação da placenta do feto e na contração para estimular a saída do feto. Potente efeito uterotônico e espasmogênico. Importante que ela tem baixa interação com citocromo P450, portanto mantém inalteradas as funções hepáticas. Muito cuidado com os pacientes que estão fazendo uso de antiinflamatórios não esteroidais, ômega-3, varfarina, glicosídios cardíacos e similares.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

LEITE+CARNE=POLUIÇÃO=OBESIDADE

Macrófagos no tecido adiposo significam hipertrofia do adipócito e inflamação, resultado será aumento de colesterol, diabetes, hipertensão e assim por diante. Vejam a imagem e observem que o óleo de milho já é ruim, mas as dioxinas (TCDD), toxinas encontradas especialmente nas carnes, nos frangos, em alguns peixes e no de leite de vaca, são muito piores para aumentar a entrada de macrófagos no tecido adiposo.

PIMENTA NO DOS OUTROS É FANTÁSTICO!!

É verdade, a piperina, composto ardido da pimenta do reino tem se mostrado efetiva em reduzir o peso em resultados iguais ao da sibutramina, mas sem seus efeitos colaterais. Vou mostrar isso no curso de março. Mas um detalhe importante, a mesma piperina é capaz de aumentar a absorção intestinal da droga fexofenadina, um antihistamínico largamente utilizado (atua portanto como antialérgico), inclusive em crianças. Ou seja, há risco de superdosagem (ou superabsorção). E o que vejo de forma muito importante, é que o mecanismo é via inibição da glicoproteína-P intestinal, uma proteína responsável por parte da destoxificação do corpo, o que seria ruim, mas também é a mesma proteína que retira os agentes quimioterápicos de dentro da células, reduzindo a sua ação. Ou seja, a piperina poderia ser interessante em casos de câncer de cólon.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CUIDADO COM O CARNAVAL!!

Este é um período que infelizmente se caracteriza pelo aumento do número de casos de pessoas infectadas com o vírus HIV causador da AIDS/SIDA. Muitos escolhem fazer sexo sem proteção inclusive pelas desculpas da possível proteção que o coquetel antiretroviral poderia lhe proporcionar. Só que o que muitos não sabem são os efeitos colaterais destes medicamentos, como os demonstrados no slide acima. Pode-se até não morrer de AIDS/SIDA, mas a diabetes e suas consequências aparecerão, o entupimento das artérias, o ganho peso e a gordura no fígado. PREVINA-SE!!

REDUZINDO O MERCÚRIO!!

Metal pesado, extremamente tóxico ao corpo. Em consulta, nós avaliamos o nível de mercúrio de nossos pacientes e propomos estratégias para retirada deste. Uma delas, é a retirada dos amálgmas dentários, material antigamente utilizado para tratamento da cárie/restauração. Este artigo de 2012 que vc lê clicando aqui, traz proposta para a correta remoção deste material, que se não for adequadamente retirado pode ser mais prejudicial do que se o paciente ficasse com ele. Agora que tenho alunos também da odontologia (como também da enfermagem, fisioterapia, educação física, e claro da nutrição), fica a dica para todos exigirem de seus respectivos odontólogos, no mínimo, a leitura deste material.

CORAÇÃO APERTADO AUMENTA ÁCIDO ÚRICO!

Esta terminologia de coração apertado (CA) é utilizada não só por mim mas pelos seguidores dos conceitos milenares da medicina chinesa. E uma das avaliações que faço quando observo este quadro (CA) é um sono intranquilo, não reparador. E os resultados para a saúde são imensos, por exemplo, aumento do índice de dessaturação de oxigênio (ODI) e do índice de distúrbio respiratório (RDI). Bioquimicamente estes pacientes estão apresentando escape aumentado de eletrons  resultando em estresse oxidativo durante o sono, inflamação por consequencia, e elevação do ácido úrico.O gasto de adenosina é alto nestas situações e o consumo de frutose pode ser indesejável no período noturno. Detalharei isso nos próximos cursos.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SPHAERANTHUS INDICUS PARA OBESIDADE!!

Este é um dos fitoterápicos mais promissores que tenho visto na literatura. Já utilizado há algum tempo na medicina Ayurveda, tem propriedades descritas para reduzir pressão, reduzir ansiedade, reduzir colesterol, reduzir a glicemia, ação antioxidante, modulação do sistema imune, antiinflamatório, broncodilatador, hepatoprotetor e bloqueador da formação de gordura. Partindo da visão holística e completa de um ser humano e entendendo que a obesidade tem componentes inflamatórios presentes, ativação crônica do sistema imune, muitos destes pacientes já apresentam intolerância a glicose e estão apresentando hiperglicemia, que o controle do estresse e da compulsão alimentar por ansiedade estão presentes em inúmeros pacientes, que a gordura abdominal induz à esteatohepatite não alcóolica, chego a conclusão que esta planta ajuda e muito em todo o tratamento da obesidade. Aqui em Brasília já fui informado que a Farmácia Essencial de Manipulação terá a disposição dos clientes a partir da próxima segunda feira. Importante: como toda planta, possui seus possíveis efeitos adversos, a maioria dos estudos são em animais, e portanto ao prescrever, monitore seus pacientes, especialmente hormônios (possíveis efeitos no aumento da testosterona). Vamos falar sobre quantidade no próximo curso de obesidade em Goiânia.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RECUPERANDO O JOELHO!!

Lesões articulares, osteoartrites, são muito comuns em qualquer idade, e a dieta pode ter uma papel importante na recuperação.

Dieta pobre em gordura - Arthritis Res Ther. 2011 Dec 7;13(6):R198
Castanhas e algas (Nori) - Biol Trace Elem Res. 2011 Oct 25. [Epub ahead of print]
Linhaça, chia, peixes, camarão, algas - Osteoarthritis Cartilage. 2011 Sep;19(9):1150-7
Castanhas, aveia, quinua, cacau, arroz integral -  Am J Vet Res. 2008 May;69(5):617-24.
Uvas roxas, pretas, amora, suco de uva orgânico - Rheumatol Int. 2011 Feb 15. [Epub ahead of print]
Existem outras coisas comprovadas, não encontradas em alimentos, apenas em suplementos, como colágeno hidrolisado, glucosamina, cartilagem de tubarão (tem um trabalho já de 2012 mostrando resultados bem legais), fitoterápicos, entre outros, que requerem avaliação individualizada e orientação do seu nutricionista.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Leite de vaca induz a câncer!!

Este efeito foi recentemente comprovado em cultura de células submetidas a diferentes concentrações de proteínas do soro do leite (cuidado quem usa muito whey protein) e também a diferentes concentrações de estrógenos encontrados no leite de vaca, e que no ser humano, tantos as proteinas quanto os estrógenos tiveram efeito hiperproliferativo. Os estudos mostram aumento de câncer de mama e próstata, e isto parece independer do tipo de alimentação das vacas. Porque será que os bezerros lá da chácara dobram de tamanho e peso em cerca de 40 dias e nós levamos 180 dias para fazer o mesmo quando amamentados exclusivamente de leite materno?


J Dairy Res. 2011 Oct 3:1-6. [Epub ahead of print]. Proliferative effect of whey from cow's milk obtained at two different stages of pregnancy measured in MCF-7 cells.

J Dairy Res. 2012 Jan 27:1-7. [Epub ahead of print] Proliferative effect of whey from cows' milk varying in phyto-oestrogens in human breast and prostate cancer cells.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

RECEITA DE MOQUECA DE JACA FUNCIONAL

Jaca não muito madura (Jaca Dura)

temperos: cebola, pimentão verde, amarelo e vermelho orgânicos, alho, açafrão, cebolinha e tomate orgânico
azeite de dendê
leite de coco
óleo de côco extra virgem
molho de tomate caseiro orgânico ou extrato de tomate
azeite de oliva extra virgem

 Modo de preparo:

Em uma panela de barro, dourar levemente cebola e alho em bastante azeite de oliva
forrar a panela com camada de: rodelas de cebolas, tomates, pimentões e cebolina (pouca)
coloca uma camada da jaca (umas com caroço - outras não para aumentar teor proteico)
colocar um pouco do molho de tomate e outro tanto de leite de coco e 1 colher de sopa cheia de óleo de côco 
montar (outras camadas),se necessário
finalizar com os temperos todos em rodelas
regar um pouco mais de azeite de dendê, mais extrato e mais leite de coco,
deixar cozinhando em fogo baixo (observar o amolecimento da jaca e textura do caroço/semente), perto de servir, um punhado de cebolina, salsinha e açafrão, deixar tampado e abafar por mais um minutinho!!

Bom apetite!!