quinta-feira, 30 de abril de 2009

Flor que emagrece (PHOLIAMAGRA)


O extrato da planta brasileira Boraginacea Eucalyculata está sendo utilizado em vários países (colega de Portugal já disse estar bem espalhado na Europa) para o tratamento da obesidade. Conhecida no Brasil como folha magra (pholia magra), esta planta faz parte da família Boraginacea, a mesma da erva Cordia salicifolia Cham, já utilizada no tratamento da obesidade. Ainda não temos bons trabalhos na literatura científica mundial que mostrem a eficácia e segurança do uso da folha magra, mas na prática os resultados tem sido muito promissores. Ela parece exercer efeito similar ao medicamento Rimonabant(já proibido por seus efeitos colaterais), que inibe os receptores endocanabinóides ou receptores CB1, induzindo a maior saciedade e redução de gordura visceral, na região do abdomen. Importante dizer que o uso da pholiamagra na forma de suplementação deve ser com o extrato padronizado. Associações bem interessantes para os obesos poderiam ser: pholiamagra com a garcinia cambogia, caralluma fimbriata, chá verde, sinetrol e antiinflamatórios (resveratrol, curcumina, ômega-3, por exemplo).

Consulte um nutricionista.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Você é forte?

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Forte não é aquele que não sente medo, mas quem o vence. Para ser forte:
Vitamina A = Acreditar
Complexo B = Brilho nos olhos
Vitamina C = Coragem
Vitamina D = Destemido
Vitamina E = Esperança

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vale a pena tomar Centrum?


Suplementos vitamínicos ditos "completos" podem ser uma grande enganação. Alguns itens são importantes na hora de usar um suplemento vitamínico, e que no suplemento indicado no título da postagem, estão equivocados, veja:

1 - Há vitaminas e minerais de característica lipossolúvel juntos com hidrossolúveis, o que inviabiliza a absorção de vários deles.
2 - A maior parte dos minerais não está na forma de quelato/quelado, o que provoca interação entre eles e consequente baixa biodisponibilidade.
3 - A proporção 2:1 de cálcio/magnésio não é respeitada.
4 - A proporção 4:1 de ferro/zinco não é respeitada.
5 - Magnésio e cálcio estão juntos e devem ser suplementados em horários diferentes do dia.
6 - A proporção de 15:1 de zinco/cobre não é respeitada.
7 - O cromo está na forma de cloreto, de baixissima biodisponibilidade, ou seja, será pouco absorvido.
E há ainda outros erros.

Quando digo que as proporções entre dois minerais ou vitaminas não é respeitada, significa dizer que um ou ambos os micronutrientes serão pouco absorvidos.

Fiz esta postagem com o Centrum, mas poderia ser com vários outros no mercado. Não defendo nenhum nem outro, fiz apenas uma avaliação técnica. Defendo na maioria das vezes suplementos manipulados, em que eu defino a quantidade exata, a forma química, e por ai vai.

As proporções foram calcudados no suplemento para adultos.

Para suplementar micronutrientes, procure um nutricionista, e bom.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Anemia não é só falta de ferro


A anemia mais comum encontrada em nossa população é a ferropriva ou ferropênica. Além delas, as aneminas por deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico também se tornam bastante comuns. MAs queria chamar atenção de outras causas: com características muito semelhantes à da anemia ferropriva (cansaço, taquicardia, falta de concentração, sono constante durante o dia, pele pálida, com pouca coloração, gripes e resfriados constantes, entre outros), a incapacidade de transportar o oxigênio via corrente sanguinea também pode se dar pela fatal de:

1 - Vitamina B6 - necessária para inciar a formação do heme (juntar succinil-Coa com glicina), composto que compõe a hemoglobina.

2 - Zinco - necessário para proteger os grupos sulfidrilas da enzima delta ácido aminolevulínico desidratase, 2ª etapa na formação do heme.

3 - Vitamina B2 - fundamental para ativar a enzima ferroredutase, que é quem converte o ferro de origem vegtal, de baixa absorção, no ferro de origem animal, de melhor absorção intestinal.

4 - Cobre - necessária para ativar a enzima hefaestina, que é quem ajudar a levar o ferro do enterócito (célula intestinal) até a corrente sanguinea.

Ou seja, consuma ferro, mas nunca deixe faltar os outros nutrientes.

domingo, 19 de abril de 2009

Dicas nutricionais para quem fuma e bebe


O pior problema das escórias do cigarro e da ingestão do etanol (álcool) é o envelhecimento celular. Por consequencia, as células dos órgãos e tecidos afetados por suas toxinas tendem a se deteriorar rapidamente e trazendo problemas nefastos, como câncer pulmonar e hepático. Desta forma, acredito que algums dicas nutricionais são importantes:

Fumante:

1- Depleta quase 80% da vitamina C, logo precisa de um consumo aumentado deste nutriente.
2 - Perde elasticidade alveolar, portanto deve aumentar o consumo de flavonóides (frutas e sementes) e ácidos graxos ômega-3 (peixes, linhaça e óleo de canola).
3 - Tem estresse oxidativo provocado pelo aumento do peróxido de hidrogênio em especial, portanto precisa de mais glutationa, que pode ser conseguida com glutamina, cisteína, arginina (glicina o corpo ja forma) e selênio (novamente as sementes oleaginoas, feijão, ovo, repolho, couve-flor, brócolis, entre outros).
4 - Tem reduzida a captação de oxigênio, o que pode ser facilitada com a broncodilatação, efeito proporcionado pelo magnésio. Muitas folhas, em especial, as verde escuras.

Acoolista:

1 - Reduz a produção de muco no estômago, o que favorece a o desenvolvimento da gastrite/úlcera - Beber mais água e ácidos graxos essenciais, encontrados no abacate, açaí, pequi, castanhas, amêndoas, linhaça, azeite de oliva.
2 - Promove degeneração hepática, logo precisa reconstituir células, portanto vai precisar de grande quantidade de vitaminas do complexo B para gerar energia. Cereais integrais (granola, musli, aveia, quinua, amaranto) e carnes brancas magras.
3 - Precisa fazer detoxificação hepática diariamente, logo vai precisar das enzimas antioxidantes, de alguns aminoácidos e do complexo B. Consuma alcachofra, polifenóis na uva, açaí, jabuticaba, amora, + Clorofila - Sucos verdes, + catequinas - Suco com chá verde + aminoácidos de cadeia ramificada (carnes magras, castanhas, proteína do soro do leite, ovo) + Ômega – 3 + Complexo B, já citados.

Tomara que ajude. De qualquer forma, o melhor é não fumar e não beber.

Um abraço.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alimentos mais ricos em agrotóxicos

Nessa semana tem se falado muito a respeito da última pesquisa publicada pela ANVISA sobre vegetais mais ricos em agrotóxicos.
Quem desejar saber mais sobre os resultados, clique aqui e veja reportagem e comentários.

Um abraço

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dieta para a voz


O mundo comemora hoje (16/4) o Dia da Voz, uma data para lembrar dos benefícios de cuidar das cordas vocais e alertar para os perigos do câncer de laringe. Lendo em jornais, observei relatos de que cerca de 70% dos brasileiros fazem uso profissional da voz. São professores, palestrantes, operadores de telemarketing, cantores, atores, políticos e locutores que precisam atentar para a forma como falam para não perder a principal ferramenta de trabalho. Alguns cuidados, entre eles nutricionais, são importantes para manter a voz saudável:

# Beba muita água. A hidratação permite que as pregas vocais reverberem com mais facilidade.
# Evite bebidas geladas e cafeinadas durante a utilização da voz. Elas podem desidratar a garganta e ressercar as cordas.
# Evite alimentos gordurosos ou condimentados e derivados do leite. Eles dificultam a digestão e podem afetar a laringe.
# Dê preferência a frutas, especialmente a maçã, que ajuda a limpar a garganta.
# Utilizar romã e gengibre, fundamentais para redução na inflamação das pregas vocais.
# Mel com própolis também é uma boa opção, mas sem exageros. Ambos ajudam a formar uma película (resina) protetora nas cordas vocais.
# Não fume ou exagere na ingestão de bebidas alcoólicas. Esses hábitos irritam a mucosa do trato vocal.
# Evite gritar e fale com intensidade moderada. Preste atenção ao seu comportamento em ambientes barulhentos.
# Evite tossir ou pigarrear. Se o pigarro incomodar, beba um pouco de água.
# Não use calças apertadas na cintura e golas justas no pescoço. Ambas prejudicam a respiração.

A imagem postada mostra dois calos vocais.

Se vc tem alguma outra dica, deixe seu comentário. Um abraço.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Erva para controle da obesidade


Líli, aluna de nutrição e muito participativa do blog fez um comentário sobre a caralluma fimbriata.

Líli, como vc mesmo disse as variedades da Caralluma derivam de um cactus, parece que bem suculento e comestível, que pertence à família Asciepiadceae, muito difundido na Índia, Arábia, países da Europa e África, Afeganistão, entre outros. Porém as variedades apresentam propriedades diversificadas, veja:

Caralluma umbellata, rica em esteróides.
Caralluma edulis, Asclepiadaceae, com forte atividade antioxidante.
Caralluma tuberculata, com atividade antitripanossomica.
Caralluma sinaica L, que possui atividade antidiabetogênica.
Caralluma attenuata, também com a atividade antidiabetogênica.
Caralluma fimbriata ja apresenta trabalhos muito bem conduzidos no aspecto de apetite e saciedade (quantidades de 500mg a 1000mg/dia), provocando aumento deste último, reduzindo portanto a ingestão de alimentos.
Caralluma arabica, com efeito antiinflamatório e analgésico.
Enfim, há outras variedades como Caralluma retrospiciens, Caralluma penicillata e muitas delas que apenas estamos iniciando o conhecimento sobre seus efeitos.

É por aí. Vamos nos manter estudando.

Misturas alimentares inadequadas



A alimentação do brasileiro é rica em misturas consideradas nutricionalmente inadequadas:

1 - Leite com café - cafeína reduz absorção de cálcio do leite
2 - Estrogonofe de carne/frango - Ferro das carnes reduz absorção do cálcio do creme de leite
3 - Vitamina de leite batido com farelo de algum cereal - fibras reduzem absorção de cálcio
4 - Vitamina de leite batida com alguma semente oleaginosa - Zinco das sementes oleagionisas gera inibição competitiva com o cálcio do leite
5 - Pizza de frango/calabreza/presunto/etc - Cálcio do queijo inibe absorção do ferro de fontes proteicas animais
6 - Refrigerante de guaraná ou cola com sanduiche - bebidas fosfatadas (excesso de fósforo) reduzem absorção do zinco da carne ou frango do sanduiche
7 - Suco de laranja/fruta cítrica com pão com queijo - acidez dos sucos provoca formação de coágulos na caseína do leite/queijo/requeijão
8 - Você conhece outras combinações pouco adequadas? Clique aqui e deixe seu comentário.

sábado, 11 de abril de 2009

10 motivos para comer ovo. Não o de Páscoa!!


Ovo de galinha é um alimento riquissimo, senão vejamos:

Ácido fólico e B12: formação adequada do DNA, menor risco de câncer e anemia, redução da homocisteína.
Biotina: reduz queda de cabelo e formação adequada de neurotransmissores
Vitamina D: crescimento, hipotensora
Vitamina A: reparo da muscosa intestinal, visão
Carotenóides (luteína e zeaxantina): visão, retardo do envelhecimento celular
Colina: formação de neurotransmissores e detoxificação hepática
Riboflavina (b2): geração de energia, redutora da fadiga
Zinco: crescimento ósseo, estimulante sistema imune, melhora do apetite
PTn de alto valor biológico (albumina): crescimento muscular, prevenção da perda muscular
Triptofano: formação da serotonina e sensação de prazer e bem estar
Colesterol: formação da vitamina D, neurotransmissão, formação de hormOnios sexuais.
Ácido graxo oleico: redutor de LDL, estimulador do HDL, detoxificação hepática.

Ovo de Páscoa (chocolate ao leite) é uma alimento riquissimo, em calorias vazias, veja: por não utilizar cacau em grandes concentrações é pobre em flavonóides; são ricos em açúcar, logo cariogenicos, provocam disbiose intestinal, desmineralização ossea, estresse pancreático; rico em leite de vaca integral, logo carcinogênico (clique aqui e veja), hipercolesterolêmico, alergênico e obesogênico.

Por essas e outras que acho uma injustiça atribuir o ovo de Páscoa aos coelhinhos da Páscoa. 1 - Animal tão afável; 2 - alimento industrializado pouco recomendável. 3 - Coelho não bota ovo!!

obs: 10 motivos foi só para chamar atenção. São 12 ou mais.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Quem engorda? A massa ou o molho do macarrão?


Já ouvi de colegas e já li bastante que o molho adicionado ao macarrão seria o principal vilão no risco de promover o aumento de gordura corporal. É bastante plausível e correta a defesa desta tese pois boa parte dos molhos adicionados às massas no Brasil são calóricos, como molhos com carne, leite integral, queijo e presunto, etc. Porém não concordo quando vejo afirmativas que " o que engorda não é o macarrão, mas o molho que se coloca nele". O macarrão e massas em geral são riquissimos em carboidratos, na maioria das vezes, refinadissimos, o que provoca uma descarra insulinêmica e entrada rápida e em grande quantidade de carboidratos nas células. Pensando bioquimicamente, uma saturação de glicose leva ao aumento de acetilCoa e citrato, alta produção de ATP, que alostericamente, inibem o o ciclo de Krebs, levando ao acúmulo de citrato e estímulo para a lipogênese (formação de gordura). Portanto, muito cuidado com afirmativas que desconhecem os caminhos bioquimicos do corpo. O consumo energético excessivo em uma mesma refeição, seja de carboidratos ou gorduras, levará à formação de gordura. Tudo com moderação.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Leite de maconha



Inicialmente produzido nos EUA, o "hemp milk" é um produto comercial - um leite vegetal orgânico com leve sabor de nozes e rico em aminoácidos essenciais e ômega 3 e 6, feito a partir da Cannabis sativa L., a planta da maconha. Em artigos científicos é conhecido como leite de cânhamo, já inclusive comercializado no Canadá e na Europa. O produto é feito especialmente das sementes e nelas não se encontra quase nada de THC (tetrahidrocanabinol), sua molécula psicoativa. A substância concentra-se na resina excretada pelas flores da planta fêmea, não usada nos alimentos. Além disso, o cânhamo industrial tem concentração de THC de 0,5%, contra mais de 5% da cepa usada para fins recreativos. Em 100 g de semente ainda estão presentes mais de 100% da recomendação diária de vitamina A e quase o suficiente de B1 e B2. O óleo do cânhamo apresenta uma razão de três partes de ômega 6 para uma de ômega 3 -dentro da ideal, entre 2:1 e 3:1, similar ao óleo de canola, com ação potencial por exemplo para doenças cardiovasculares, inflamatórias, autoimunes, entre outras. Há trabalhos ainda que relatam que o óleo das sementes da maconha são ricos em GLA (gamalinolênico), com potencial ação redutora de agregação plaquetária (para leitores mais leigos, ajudaria a afinar o sangue), e outros com ação protetora contra o fenomeno isquemia/reperfusão (estresse oxidativo altissimo nestas situações). Entretanto, isto ainda é controverso, pois há trabalhos recentes e bem conduzidos sem nenhum resultado.
Clique aqui e deixe sua opinião. Você consumiria "leite de maconha"?
Clique aqui e veja o leite de maconha.

domingo, 5 de abril de 2009

Exemplo de funcionário e liderança

Gosto muito do vídeo aqui postado e acho que é uma boa para começar a semana santa. Não é um vídeo que defenda nenhuma religião. Assista e tire suas conclusões.
Um abraço.
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quarta-feira, 1 de abril de 2009

Leite de vaca e leite de búfala

O resultado da última enquete mostrou muitas dúvidas entre os que responderam. A resposta correta é que o leite de búfala é mais proteico que o de vaca. Ao contrário do que muita gente pensa, o leite de búfala e por consequencia o queijo de búfala (branco, observem bem), é mais gorduroso que o de vaca. O que pode ser ainda mais surpreendente para alguns é que o consumo do leite de búfala provoca elevação do colesterol de forma mais acentuada que o leite de vaca, provavelmente pelo alto conteúdo de gordura saturada (palmítico). O que fala a favor do leite de búfala, além do maior teor proteico, é o maior teor de cálcio. A digestibilidade de ambos é muito parecida, e claro, todos os leites (mamíferos) contém lactose. E sempre muito cuidado: leite e derivados costumam apresentar altos teores de dioxina. Dioxinas são compostos aromáticos tricíclicos que comprovadamente geram câncer e infertilidade.