sexta-feira, 16 de julho de 2010

Medicamento estatina não funciona como preventivo!!

Pesquisadores britânicos colocaram em xeque o uso indiscriminado de estatinas (remédios para diminuir os níveis de colesterol) por pessoas com colesterol elevado, mas sem doença cardíaca.

Revisão de 11 estudos constatou que o uso de estatinas como prevenção primária, nessas pessoas saudáveis, não reduz a mortalidade. Os resultados foram publicados na revista "Archives of Internal Medicine".

Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados de 65.229 pessoas: 32.623 tomaram estatinas e 32.606 receberam placebo.

Depois de quase quatro anos, 2.793 participantes do estudo haviam morrido (1.447 dos que tomaram placebo e 1.346 do grupo que recebeu o remédio).

Segundo os pesquisadores, a diferença no número de mortes não tem relevância estatística e, por isso, comprovaria que as estatinas não têm efeito preventivo.

Os voluntários que tomaram placebo tinham níveis de LDL (colesterol ruim) maiores do que os que tomaram estatinas e, mesmo assim, os índices de mortalidade foram semelhantes, conforme o estudo.

Fonte: FERNANDA BASSETTE
DE SÃO PAULO - www.folhaonline.com.br 16/07/2010

Um comentário:

Luciane Coelho disse...

Puxa, isso é muito grave! Parece que vários medicamentos vêm sendo colocados em check. A comercialização do AVANDIA (diabetes)está sendo revista pela FDA por aumentar o risco de ataque cardíaco (Li no NYT há uns dias). Os testes para liberação de medicamentos deveriam ser mais rígidos.