sábado, 28 de maio de 2011

Suplementação de prebióticos!!


Um dos grupos etários que mais pode ser beneficiar com o controle da saúde intestinal através dos prebióticos são as crianças. E uma das dúvidas muito recorrentes sobre a suplementação de pre e probióticos, e é a idéia que eu defendo, é que em muitos casos não é necessário suplementar os probióticos, porque estes microorganismos crescem naturalmente com a presença das fibras prebióticos, por exemplo os frutooligasscarídios. Um destes trabalhos mostra que crianças recem nascidas com o virus da hepatite B, cujas mães decidem não amamentar para não aumentar a carga viral e por em risco a vida das crianças, ao receber a suplementação por 6 meses apenas com prebióticos (FOS), conseguiram aumentar a quantidade de lactobacilos e de bifidobactérias (efeito bifidogênico), e o principal, este aumento permaneceu por todo o segundo semestre de vida, ou seja, até o fim do 1º ano de vida (segundo semestre sem receber a suplementação, apenas fórmula de leite de vaca, que também foi dada nos primeiros seis meses). E a importância disso é que há trabalhos que mostram que suplementação de microorganismos probióticos, pode induzir facilmente a translocação bacteriana caso o intestino daquela pessoa ainda apresente hiperpermeabilidade.

7 comentários:

Unknown disse...

Além de muitos comentários que não são publicados porque as pessoas não se identificam.

Luiz Felipe disse...

Olá, qual a quantidade de FOS que foi ofertada diariamente para essas crianças citadas no estudo? Foi analisado outros dados como alergias alimentares, imunidade?
GRato...

Unknown disse...

Não Luiz, a idéia era apenas observar o quanto os prebióticos exercem ação bifidogênica.

Unknown disse...

Luiz, coloquei a referencia do artigo que vc solicitou para vc dar uma olhada com mais detalhes. Um abraço.

A Specific Prebiotic Mixture Added to Starting Infant Formula Has Long-Lasting Bifidogenic Effects.

Salvini F, Riva E, Salvatici E, Boehm G, Jelinek J, Banderali G, Giovannini M. J Nutr. 2011 May 25. [Epub ahead of print]

Luiz Felipe disse...

Muito Obrigado.....

Anônimo disse...

Os frutooligossacarídeos presentes nos alimentos exercem efeito bifidogênico e contribuem para o equilibrio da microbiota intestinal? Pacientes adultos saudáveis e idosos podem fazer uso destes carboidratos especiais na forma de suplementos. Obrigada Fernanda Vieira, Divinópolis, MG.

Unknown disse...

Fernanda, sim e sim. Perfeito.