terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proteínas, purinas e GOTA!!


Purinas são compostos orgânicos feitos de nitrogênio, a partir portanto de aminoácidos, em estruturas heterociclicas. Fazem parte das purinas as bases nitrogenadas que formam os ácidos nucleicos (DNA e RNA), bem como a cafeína, teobromina, teofilina, xantina, e o ácido úrico, que é a forma de excreção das purinas. O ácido úrico é bastante tóxico e pouco solúvel em água, por isso pode ser depositar facilmente em diversas partes do corpo. Por este raciocinio é aceitável se pensar que toda fonte dietética de proteína seja fonte de purinas, mas isto não ocorre, como no caso do ovo. Isto porque como nos ovos há embriões, e estes estão envolvidos pela casca, caso houvesse muita purina e ácido úrico, este ficaria retido no interior do ovo, matando o embrião. Nós humanos excretamos ácido úrico via urina, portanto, se bebermos pouca água, teremos maior tendência à hiperuricemia e GOTA, doença inflamatória causada pelo acúmulo de ácido úrico.

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Olá, Henrique Freire!

Adoro o blog, aborda assuntos interessantes e muito importantes.

Confira no meu blog um e-book especial que preparei "Guia de Antropometria: medidas, indicadores e protocolos". Acesse: http://julianatoledodefaria.com.br/blog/ e adquira o seu.

Anônimo disse...

Olá Prof. adoro seu blog, sempre tem coisas interessantes. Sou aluna da PÓS de Funcional, amei sua aula, pra mim foi a melhor até agora e creio que será uma das melhores até o final. Você é claro e objetivo em suas explicações. Parabéns!