segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SEMENTE DE SUCUPIRA!!

Este fim de semana estive em São José do Rio Preto, fui bem acolhido naquela cidade, calor humano fantástico e climático ainda mais (35,5ºC as 18h do sábado). Lá estive para falar dos ácidos graxos e compostos presentes em óleos e gorduras, e suas atividades em doenças cardiovasculares, ósseas, articulares, SNC, obesidade, etc, etc. Público de nutricionistas muito inteligentes, atuantes e participativas, inclusive médicos muito interessados na nutrição, e uma coisa me chamou a atenção. Comentários sobre o óleo de semente de sucupira, que alguns colegas já estão prescrevendo.

Na literatura encontramos alguns relatos sobre excelente capacidade de cicatrização de úlceras, grande poder antiinflamatório (indicado em doenças articulares), analgésica potente, redução do estresse oxidativo e nitrosativo em musculo submetido a exercício agudo intenso, cheio de compostos fenólicos. Importante, as análises mostram que a extração com solvente e calor faz perder muitos dos terpenos presentes, portanto cuidado com a origem do óleo indicado e seu processo de extração (sempre extra virgem, maceração a frio).

Queria mais uma vez agradecer à Maria José, nutricionista que já havia me convidado no ano passado para ministrar uma palestra lá em Rio Preto, e que se esforçou para que eu lá voltasse e que defende a nutrição tanto quanto eu. Agradecer à Vital Atman, especialmente em nome da nutri Larissa Marin, por acreditar nesta parceria de levar informações sobre a importância de se consumir óleos e gorduras em meio à esta epidemia de obesidade e doenças relacionados à gordura. E em especial à Creusa, ser humano iluminado, farmaceutica-bioquimica, proprietária de uma loja de produtos naturais em Rio Preto, cozinheira de mão cheia, e que faz trabalhos assistenciais belíssimos, de uma simpatia e simplicidade ímpares. Voltei cansado, mas com o espírito mais leve e mais fluido, da bela e aconchegante São José do Rio Preto.

2 comentários:

Maria José disse...

OI Henrique, foi um grande prazer para nós de S.J.Rio Preto poder recebê-lo: tanto conhecimento, pesquisas e luta pela nossa classe! Ficamos aguardando outra oportunidade, e que seja breve!!

Daiana Mendes disse...

Ótimo também para aliviar dor na garganta, é batata!
No parque da cidade (Brasília) é capaz de achar algumas sementes.