sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como voltar a ter prazer?


Beta endorfinas são um conjunto de peptídios de ação neurotransmissora relacionada à sensação de prazer. Ex: o toque da mãe na pele do bebê gera prazer para a criança, isto se deve à ação das beta endorfinas. A postagem não precisa de muito texto pois a figura é autoexplicativa. O pequeno detalhe 1: é que os alimentos que geram prazer podem ser estimulantes da obesidade, por isso uma orientação nutricional é importante. Detalhe 2: se vc é muito dependente de um determinado alimento, é porque ou é alérgico àquele alimento, ou estão faltando outras formas de prazer na sua vida. Detalhe 3: as beta endorfinas liberadas periodicamente por exercícios resistidos, como musculação, são capazes de manter o metabolismo ativo, o gasto energético alto por até 18 horas.Detalhe 4: Quase 90% da serotonina que produzimos tem origem intestinal. Quem tem disbiose, tem baixissima serotonina, logo prazer e relaxamento baixos, estresse alto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post. Estou acompanhado o seu blog a pouco tempo, desde que voltei a praticar musculação. É um dos poucos blogs de nutrição realmente dignos de credibilidade. Pois bem, queria sugerir um tema para um post. Falá-se bastante que a cafeína, chocolate e chá (principalmente verde ou preto) cortam o efeito da creatina. Então, o que acha sobre isso? Obrigado.
Alex
Salvador-BA

André Santos disse...

Olá Henrique!! Confesso que não encontrei relação entre a "dependência" ao alimento e a alergia. Poderia esclarecer um pouco mais?
Desde já obrigado e um feliz 2013 para você e toda a família!
André Santos

Anônimo disse...

Oi professor, muito bom seu blog. Contudo já ouvi dizer que a serotonina produzida no intestino é utilizada por ele próprio, acredito que tenha sido a professor Bettina quem o disse. Já ouviu falar algo?

Obrigada

Lídia Loyola