sábado, 21 de agosto de 2010

Nutrição e desenvolvimento escolar

Saiu recentemente um trabalho que mostra que o controle do indice glicêmico e da carga glicêmica do café da manhã oferecido a crianças escolares, influencia diretamente no rendimento delas. Segundo os autores, um desjejum de alto indice glicêmico e baixa carga glicêmica gera velocidade mais rápida de processo das informações. Fundamental que pais tenham esta noção, e que o nutricionista saiba prescrever uma dieta baseada nestes conhecimentos. Uma das idéias que estamos bolando nesta parceria entre eu e a Dra Andreia também segue neste sentido, de demonstrar a elaboração de refeições e cardápios criados a partir do indice glicêmico, da carga glicêmica e do indice inflamatório dos alimentos.

Artigo: R Micha, P J Rogers and M Nelson. The glycaemic potency of breakfast and cognitive function in school children. European Journal of Clinical Nutrition , (23 June 2010) | doi:10.1038/ejcn.2010.96

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá profº...
Gostaria de saber se uma criança com acondroplasia deve ter uma alimentação diferenciada das demais crianças, mesmo sendo genético?
Obrigada pela atenção...
Andréia