segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Intestino controla memória!!

A memória depende de inúmeros fatores, e dentre eles, a saúde intestinal. Quem participou do curso deste fim de semana pôde observar como o estado de disbiose intestinal interfere na plasticidade de neurônios e como alguns ácidos graxos podem beneficiar os pacientes que apresentam estes problemas. Fiz questão de falar sobre o assunto porque nosso exame bioquimico funcional (EBF) de urina que avalia a presença e o grau de disbiose tem trazido muitos resultados legais para os nutricionistas que tem indicado seus pacientes para a clínica. Temos enviado laudos para os colegas, que podem imediatamente entrar com alimentos e suplementos voltados para o tratamento da disbiose, e conseguir melhora das alterações cerebrais, como por exemplo a memória, já se vê em 40 a 60 dias. E veja como é importante o tratamento global dos pacientes: glutamina é fundamental para tratar a disbiose, mas glutamina pode levar a formar glutamato demais e aumentar a excitação cerebral. Além disso, quando o cérebro está sob estado de estresse oxidativo, também envelhece mais rápido, e mostrei no curso como alguns óleos são capazes de reduzir a formação de produtos finais da peroxidação lipídica. Como os óleos não são baratos, mas resolvem, é preciso ter certeza que o paciente apresenta estresse oxidativo e onde. E ai juntamos nossos exames funcionais (que também mostram estresse oxidativo e de que grau) com o bioressonância, que mostra inclusive os locais no corpo que estão com maior deficiência. Em breve, deveremos fazer alguma palestra gratuita para mostrarmos aos colegas como funciona o vegatest (bioressonancia) e como seus resultados podem ajudar a diagnosticar e tratar seus pacientes. Espero que as informações passadas no curso tenham ajudado a todos. Obrigado aos que compareceram e às empresas Vital Atman e Bioon que acreditaram na proposta e que proporcionaram a gratuidade do curso!!

2 comentários:

Helena Assunção disse...

Sem duvida nenhuma,abriu muito a mente... A saúde intestinal para mim e a ciência esta cada dia comprovando que tem ligação direta com todo corpo humano e principalmente o cérebro. Na verdade ele não funciona se o intestino não estive funcionando bem!! Diga não a Disbiose!!!!!!!!

Priscylla Barreto disse...

Excelente, enriquecedor... O minimo que posso dizer sobre este magnifico curso sobre os Àcido graxos Essenciais. Foi de muito proveito e me tirou muitas duvidas as quais no curso (Faculdade) as vezes passam despercebidas.
Alem de outros nutrientes que tratam e prevInem patologias, a açao dos óleos (LINHAÇA, GERGILIM, NOZES, AVELÃ, MACADAMIA..) é simplesmente magnifica.
Através da Empresa VITAL ATMAM ali presente, tivemos a oportunidade de desgustar tais oleos, que por sinal fechou com chave de ouro, após um excelente curso!!
Se em outra ocasiao houver um curso como este, recomendo!!!
PARABENS!