sexta-feira, 10 de junho de 2011

AÇÚCAR DO ARROZ É DIFERENTE DO AÇÚCAR DA CANA!

Claro, vc me diria após esta afirmativa, um é amido, o outro é sacarose. Mas não é esse ponto que quero rapidamente abordar. Quando ambos são digeridos irão liberar glicose, mas com uma diferença, a sacarose também libera frutose. A glicose que vem do arroz, vem em maior concentração que a glicose da sacarose pois o amido é complexo, feito de várias glicoses, e a sacarose não, apenas uma glicose por molécula. E esta alta concentração de glicose do amido refinado, induz ao aumento excessivo da glicemia e da insulina. Ganho de peso na certa. Mas a falta de insulina também é prejudicial. Precisamos de um pouco dela para gerar saciedade, pois a insulina inibe a grelina e inibe hormônios orexigenos no cérebro. E ai aparece o problema da frutose do açúcar, que quase não estimula insulina e ainda reduz o nivel de malonil-Coa, bloqueando a POMC, induzindo a mais fome. Imagine então usar adoçante de frutose, completamente livre. Ou seja, tem que consumir carboidratos que apresentem fibras e compostos antioxidantes e antiinflamatórios em sua composição, para bloquer por exemplo a inflamação induzidao pelo ácido úrico que aumenta com a frutose do açúcar ou isolada.

Veja se a pergunta cabe? Arroz integral ou arroz refinado/polido? Acúcar mascavo ou açúcar refinado? O chupar cana na chácara?

Detalhe: no rótulo, fique longe de açúcar invertido ou xarope de milho ou xarope de milho invertido.

5 comentários:

Livia disse...

Olá Henrique, o que é o açúcar invertido e o xarope de milho invertido?

obrigada!
Livia

Unknown disse...

É um xarope obtido do milho onde a sacarose é quebrada tornando este xarope uma grande fonte de frutose isolada, e que ainda induz a glicação de proteínas (reação de maillard).

lucas Gato disse...

Henrique, é possível fazer o xarope de arroz em casa?

Anônimo disse...

Vc conhece açúcar de arroz que eh bem fininho, antigamente se usava muito.
Vanessa

lucas Gato disse...

Não conheço esse açúcar Vanessa. Estou interessado em saber pois faço cerveja em casa e tem um tipo de receita que vai o açúcar de arroz para que a cerveja fique mais leve. Nos EUA tem o açúcar de arroz integral (sugar brown rice) você acha me mercado mas aqui no Brasil ainda não achei e por isso, gostaria de saber se daria para fazer em casa.