terça-feira, 21 de junho de 2011

Tudo que é industrializado, é ruim?


Não necessariamente. É claro que a industrialização que chegou no inicio do século passado levou ao aumento do consumo de gorduras trans, de sódio, de açúcares, da perda de fibras e micronutrientes no processamento dos alimentos. Mas algumas empresas tem se mostrado preocupadas em produzir alternativas saudáveis. Digo isso porque neste fim de semana em Campinas, ministrando aula de cardiologia funcional e bioquímica de lipídios, recebi muitos "presentes", e um deles, o da foto acima, me parece uma boa opção para um desjejum ou um lanche. (aliás, abrir parentese para o elogio à turma, pode ser muuuuito participativa e engrandecedora do fim de semana como um todo. Nutricionistas verdadeiramente engajadas na sua profissão. Aliás, a Karla, que observei já se tornou seguidora, ela faz trabalho de atendimento domiciliar na região de Piracicaba (personal diet) e tem um blog, vale dar uma passada por lá - http://karla-personaldiet.blogspot.com).
Voltando ao alimento industrializado, o produto mencionado é uma espécie de cereal matinal, pois são pequenas bolinhas crocantes de maçã desidratada envoltas por uma casquinha de açaí em pó. Claro que tem açúcar, mas para uma pessoa ativa, sem problemas.

Obs: até abacate orgânico, grande, eu trouxe de Campinas. Fantástico. Valeu demais pessoal.

8 comentários:

Mô Forte disse...

Sou da turma de Campinas e tenho que lhe agradecer pelos conhecimentos passados e parabeniza-lo pelo profissional que é!!!!!! Adorei a aula.....bjos Monica

Daniela Brige disse...

Oi Henrique!
Falando em produtos industrializados gostaria de saber sua opinião sobre os produtos light, diet e zero. Estou assistindo o programa Bem Estar da Globo (acho válido quando tenho tempo, pois muitas duvidas dos pacientes surgem a partir destes programas), e eles estão falando sobre estes produtos. Achei interessante que focam muito na questão das calorias mas esquecem a quantidade extra de aditivos alimentares destes produtos! Chegaram a falar que devem ser consumidos com cautela pois mesmo os produtos light podem engordar, mas e a quantidade exagerada de edulcorantes presentes nestes alimentos? Principalmente os Zero! Gosto sempre de alertar meus pacientes quanto a isso, mas de fato a divulgação do Bem Estar supera a minha!! Rsrsrs!

Helena Assunção disse...

Você é mesmo demais!!!Sempre dando apoio a quem merece...

Unknown disse...

Oi Daniela, não entendi bem sua afirmação pois vc questiona o programa ter falado que os produtos light podem engordar e depois vc questiona os edulcorantes. Refrigerante light, diet ou zero, sem açúcar e com edulcorantes induzem sim à obesidade, exatamente por conta dos edulcorantes, acho que foi isso que vc quiz dizer. Se contar os outros aditivos que são disruptores endócrinos, ou sejam, alteração a quantidade e principalmente ação dos nossos hormônios, por exemplo, da tireóide (pensando em obesidade). Detalhe: este programa que vc citou tem contribuído sistematicamente com a desinformação da população.

Mônica, obrigado. Parabéns a vcs. Bj

Daniela Brige disse...

Sim Henrique, eles focaram nas calorias, uma vez consumidos em excesso estes alimentos podem também engordar! Nada relacionado com os maleficios dos edulcorantes, o que deveria ser alertado também!

Abçs!

Dra Karla Christofoletti disse...

Olá Henrique! Muito obrigada por apoiar meu blog e pela aula FANTÁSTICA que nos proporcionou em campinas!Muito sucesso sempre! Bjs

Anônimo disse...

Acho o programa muito fraco! Aqueles medicos que falam sempre o muito obvio, e quando se fala em alimentação a coisa piora pq nunca vi nenhum nutriconista por ali;
Mas quando for algum nutriconista , bom se fosse um nutricionista funcional, alguém como o Henrique, que pudesse mandar ver!!! Ia deixar muita gente que é cadeira cativa do programa de queixo caído!
Eu destesto aquele programa, pq sempre sinto que tudo é muito superficial e ... deixa pra lá......
desculpa o desabafo!!!
Erica

Sarah Simoni disse...

Oi Henrique, sou aluna da pós de Floripa.Adorei muito a aula deste final de semana. Gostaria de saber o que vc acha do açaí AMAZOO http://www.globalbev.com.br/DetalheProduto.aspx?idProduto=47
Obrigada
Abraço