segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONHEÇA O ADIPOTIDE!!

Este fim de semana estive em São Paulo para falar de vitaminas e tomei conhecimento que vem ai mais uma nova droga no mercado visando tratamento da obesidade. Ainda conhecida como adipotide, foi descoberta por pesquisadores brasileiros, Wadih Arap e Renata Pasqualini, que aplicaram diariamente injeções desta substância em macacos obesos durante 28 dias. Resultado: os macacos perderam em média 11% de peso. O mecanismo proposto é que o adipotide consegue destruir os vasos sanguineos que nutrem as células adiposas brancas, o que levaria à morte dos adpócitos. Como ainda não foi publicado, não tenho como dar maiores detalhes e opinião, mas já ficam alguns questionamentos: se inibe a angiogênese, inibe só nos adipócitos? Destruir vasos não é o mesmo que estimular a apoptose de um adipócito, uma morte fisiológica, o que poderia acarretar em aumento de macrófagos no tecido adiposo e inflamação a longo prazo.

E mais do que isso: seguno temos lido nas informações que chegam, os autores observam que houve efeitos colaterais nos rins. “A toxicidade realmente parece exclusiva a um fragmento da droga que acaba sendo liberado nos rins e produz uma série de lesões não sérias, mas que afetam um pouco sua função."

"Um pouco???", pergunto eu. Laboratório farmaceutico patrocinando a pesquisando? huuuuuummmmmmm....

Continuarei pesquisando.

4 comentários:

André Santos disse...

A ação lembra a do Lipostabil, tão famoso alguns anos atrás...

Unknown disse...

Lipostabil tinha ação detergente André, apenas promovia abertura da parede dos adipócitos facilitando a saída dos ácidos graxos de lá, bem diferente desta proposta de reduzir a nutrição do adipócito ou de promover apoptose de adipócito.

Unknown disse...

Detalhe: lesando a membrana, podemos sim favorecer a morte do adipócito, mas o mecanismo proposto pelo adipotide me parece um pouco diferente, e morte por lesão não é apoptose, o que induz ao aumento de inflamação, por isso a proibição do lipostabil. Valeu André.

Aurinha disse...

A ultima postagem que estou vendo é de Janeiro de 2012.Gostaria de saber como andão as pesquisas desse novo remedio ADIPOTIDE. Se precisarem de cobaia humana eu me prontifico..