sábado, 26 de junho de 2010

Resultado da enquete sobre consumo de frutas!!


A enquete teve um total de 250 respostas. Destas 184 responderam consumir ou nenhum ou até 2 porções de fruta por dia, o que dá aproximadamente 74% das pessoas não consumindo o mínimo recomendado para uma alimentação equilibrada (vide pirâmide alimentar brasileira). É um dado bastante preocupante pois quando analisamos as pesquisas atuais, o consumo de 3 porções é realmente o mínimo e grande parte dos estudos chega a recomendar 6 porções de frutas. Como o caso do estudo para avaliar o efeito das frutas na função endotelial e risco cardiovascular. O tecido endotelial é feito por células que compõem uma fina camada de revestimento interno dos casos, que determina todo o funcionamento dos sistema cardiovascular, envolvendo capacidade do coagulação, risco de trombose, hipertensão, aterosclerose, dislipidemias, envelhecimento precoce dos tecidos, retenção hídrica, adiposidade localizada, e outras funções. Neste estudo de 2009, pessoas que consumiram 6 porções de fruta ao dia por 12 semanas (3 meses), apresentaram redução da disfunção endotelial com 18,6% de melhora no fluxo vascular endotelial, gerando redução na pressão arterial, melhora do metabolismo da acetilcolina (neurotransmissor), com consequente menor risco de doenças cardiovasculares.

Incremente seu consumo de frutas, aproveitando o máximo possível delas, sempre com higienização adequada, incluindo em vários momentos e preparações do dia, como fazer frango com ameixa, abacate na salada do almoço, farofa de banana, etc.

Um comentário:

Luciane Coelho disse...

Você tem razão Henrique, é muito grave. E o que percebo, é que acontece o mesmo com o grupo das hortaliças. Os pacientes chegam achando que só se come vegetais na hora do almoço ou no jantar (isso porque muitos só fazem um lanche a noite, e aí excluem novamente os vegetais). A velha cultura de que salada é uma folha de alface e uma rodela de tomate, precisa ir por terra!!