sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inflamar ou não inflamar!!!



Hoje de madrugada estava preparando uma palestra sobre a oliveira e comecei a pensar em inflamação e estresse oxidativo e notar como estas coisas são fundamentais para a vida e para a morte. Na verdade o pensamento começou porque discordei da prescrição da odontóloga dos meus filhos que prescreveu antiinflamatório logo após o procedimento cirurgico que um deles fez na quinta feira. Veja, a inflamação é necessária para vida desde quando chegamos ao mundo pois inflamamos como resposta a qualquer agente agressor ambiental. Assim que nascemos, devemos gritar, chorar, berrar pois isso é um sinal que nosso sistema imune está inflamando e respondendo à agressão do ambiente, com temperatura, luz, umidade, etc, tudo diferente do que estávamos acostumados dentro da placenta. E isto nos cria defesas, anticorpos, estimula capacidade de observação, de fuga e de luta. Quando sofremos um corte, é necessário inflamar para atrair para aquele local células como macrófagos e linfócitos para combater os agentes infecciosos que vão entrar, assim como é preciso inflamar para atrair plaquetas para ajudar a coagular. Por isso não concordo em entrar com antiinflamatório imediatamente ao fim da cirurgia. O antibiótico pode ajudar, mas o antiinflamatório, apenas 24 a 48 horas depois. Isto é o que chamamos de inflamação aguda. É o mesmo que ocorre quando queremos ganhar massa muscular: é preciso criar um "trauma" nas fibras musculares, para desencadear uma inflamação de baixo grau que irá depositar maior quantidade de aminoácidos e proteínas naquela estrutura, tornando-a maior e mais forte.

Agora, inflamar cronicamente é péssimo, pois leva à todas as doenças crônico-degenerativas conhecidas hoje no mundo. Quando me sinto inflamado por exemplo, a principal coisa que não tento fazer é trabalhos que exijam capacidade mental pois um cérebro inflamado não tem capacidade cognitiva. E que o mais inflama cronicamente, sem dúvida, são 3 fatores: estresse constante, gordura abdominal e dieta inflamatória.

2 comentários:

Luciane Coelho disse...

Boa reflexão!

Raony disse...

antibiótico profilático? quer promover a síntese de imunoglobulinas? então não lhes dê nada, exceto se a inflamação não ceder com certo tempo