quinta-feira, 28 de julho de 2011

WHEY E PROTEINA DE SOJA!!

Saiu um trabalho esta semana mostrando que tanto a proteína do soro do leite como a proteína isolada da soja (sem isoflavonas) são capazes de induzir à perda de gordura corporal. Porém os mecanismos diferem um pouco. A capacidade de aumentar a oxidação de gordura foi atribuida às duas proteínas, mas a saciedade antes das refeições ocorreu especialmente com o whey. Importante é que a saciedade não foi induzida por aumento de CCK ou PYY, mas apenas por GLP-1, o que era esperado já que o leite é insulinêmico. Mas é legal saber que um dos mecanismos possíveis para que o leite exerça esta ação é o fato de que suas proteinas, encontradas no soro, são capazes de estimular o GLP-1, que além de saciedade, induz o pâncreas a liberar insulina. Imagine um diabético com homa-beta alterado??!! Obs: whey utilizado foi o concentrado.

2 comentários:

Mariana disse...

Henrique, você vê benefícios na whey hidrolisada? Considerando o potencial alergênico, é muito baixo ou inexistente, certo?
Os efeitos em relação à insulina e IGF-1 são os mesmos em relação à whey concentrada ou isolada?

Henrique F Soares disse...

Mariana, prefiro a hidrolisada, mas nunca é 100% hidrolizada, pois o que chamamos de extensamente hidrolizada, tem aminoácidos livres, e o gosto é impraticável. Vou iniciar um teste com 4 crianças na semana que vem com um whey hidrolizado para ver resposta alérgica e depois vou fazer a postagem sobre os resultados.