quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RISCO DO EXCESSO DE VITAMINA C!!

Peguei a bula de um suplemento polivitaminico (encontrado facilmente também na internet), que diz assim:

Advertências
O ÁCIDO ASCÓRBICO PODE PROPORCIONAR UM AUMENTO DA FORMAÇÃO DE CRISTAIS URINÁRIOS. PORTANTO, OS PACIENTES COM DEFICIÊNCIA DE FILTRAGEM RENAL DEVERÃO SER ORIENTADOS PARA QUE EVITEM UMA POSSÍVEL NEFROLITÍASE. O ÁCIDO ASCÓRBICO FOI ASSOCIADO À HEMÓLISE EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE GLICOSE-6-FOSFATO DESIDROGENASE. PODE OCORRER AUMENTO DOS NÍVEIS GLICÊMICOS EM TRATAMENTOS PROLONGADOS E EM ALTAS DOSES.

Interações medicamentosas de ......(nome do suplemento)
O ácido ascórbico pode proporcionar uma maior absorção de alumínio, componente presente nos antiácidos, determinando aumento dos níveis sanguíneos do mesmo. O ácido ascórbico poderá ter sua absorção diminuída quando administrado concomitantemente com ácido acetilsalicílico.

Da parte de cima, é bioquimica pura, e fisiológica, porque 30% de toda vitamina C que consumimos vai para formação de oxalato. Além disso, a G6PD (glicose 6 fostato desidrogenase) dá inicio à via das pentose fosfato, produzindo dentre outras coisas, NADPH, que é fundamental para a proteção das células contra o stress oxidativo. Este estresse oxidativo estimula a lise de células especialmente em hemácias. Vitamina C como qualquer outra substância antioxidante, dependendo da dose, do tempo, para quem e quando, também se torna oxidante.

Da parte de baixo, vale como informação e cuidado nas pessoas que desejam tomar suplemento de vitamina C. Aluminio leva à doenças neurológicas e osteoporose, por exemplo.

Nenhum comentário: