segunda-feira, 19 de setembro de 2011

WHEY PROTEIN HIDROLIZADO NÃO GERA ALERGIA!!

Em março deste ano, 2011, foi publicado o seguinte artigo: In vivo and in vitro evaluation of the residual allergenicity of partially hydrolysed infant formulas.Toxicol Lett. 2011 Mar 25;201(3):264-9. Este trabalho mostrava que o consumo de fórmulas infantis com a proteína de leite parcialmente hidrolizada não gerava alergia, seja in vitro ou in vivo. Há marcas bem conhecidas no Brasil de leites infantis em que a proteína do leite é parcialmente ou extensamente hidrolizada, porém o uso não ultrapassa os 2 anos de vida, sendo recomendado até 1 ano de vida, pela baixa concentração tanto proteica, quanto de outros macronutrientes e micronutrientes. E se aumentar a quantidade para aumentar os microntrientes para uma criança de 5 anos, por exemplo, fica inviável pelo preço.

A partir disto, e pelo fato de muitos pais solicitarem na clínica a necessidade de fazer vitaminas, ou mesmo quando na elaboração da dieta querer oferecer uma proteína de alto valor biológico, que estimule sistema imune das crianças, estimule a detoxificação desta imensa quantidade de medicamentos que crianças tomam, estimule o crecimento, entre outras funções, pensei em testar o Whey Protein 100% isolado e hidrolizado. Prescrevi o consumo diário de 8g de proteína de soro de leite em 4 crianças, entre 3 e 5 anos de idade, que não tinham alergia a leite diagnosticada, porém apresentavam todos os sintomas de hipersensibilidade, de repetição, de todas as vezes em que leite era consumido (detalhe: sintomas diferentes da intolerância à lactose). Consumo feito 2x ao dia, por 15 dias. Os resultados foram maravilhosos, sem urticária, sem otite, sem aumento de muco, sem coriza, sem alteração nas fezes (pedi inclusive que os pais observassem possível excreção de sangue), sem tosse, sem dermatites, sem respiração pela boca, sem espessamento da pele.

Importante, não posso garantir que isso vá acontecer com todas as whey do mercado. Utilizei a whey Pró2 da Probiótica, que não contém corantes, aspecto importante a ser analisado. O gosto puro foi relatado pelos pais que é realmente diferente do leite comum, mais amargo, o que indica a hidrólise das proteínas. O uso associado a banana foi a forma de melhor aceitação.

4 comentários:

Luciana disse...

Bom dia Henrique. Sou nutricionista tb, e estava querendo prescrever o whey para uma criança de 8 anos para ajudar no crescimento. E pesquisando encontrei seu blog. Pois bem, sua experiência com whey é positiva em crianças? É aconselhável? Pois esta sereia minha primeira prescrição em crianças. Tb fiz o curso de funcional da VP. Obrigada

Luiz Felipe Albuquerque disse...

Muito BAcana Dr. Henrique. Legal você relatar essa experiência. Como eram as fezes dessas crianças? Elas consumiam apenas o whey com fruta ou adicionaram algo a mais para melhorar a palatabilidade além da banana? O Whey hidrolisado também aumenta a capacidade de detoxificação ou apenas o concentrado? Abração, bom te ver congresso.

Unknown disse...

Basicamente bater com frutas, sem colocar cereal para não inteferir na absorção por conta de fitatos ou oxalatos. Fezes normais, tipo 3 e 4. A detoxificação é estimulada por aminoácidos de cadeia ramificada, independente da fonte.

Anônimo disse...

I like the helpful info you provide in your articles. I'll bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite certain I will learn a lot of new stuff right here! Good luck for the next!
Also see my web page - whey protein powder side effects