terça-feira, 25 de outubro de 2011

CIRURGIA BARIÁTRICA!! RELATO DE CASO!!

Gostaria de trazer aos amigos leitores do blog um relato de uma paciente, que se submeteu à cirurgia bariátrica. Vou fazer 3 ou 4 postagens sobre o relato por ser bastante extenso. Orleane, muito obrigado pelo seu "desabafo" e esclarecimentos.

Amigos gostaria de colocar aqui um desabafo que sei que tem muita gente com vontade de dizer e não diz...
Não dá pra falar só do lado bom da maçã, dos lindos quilos "off" e etc, sem falar a VERDADE nua e crua principalmente para quem ainda não operou. É importante que todos tenham acesso à informação e saibam dos riscos que o procedimento bariátrico tem.
Tem gente que vende a cirurgia como uma varinha de condão. Onde o paciente vai trocar o seu excesso de peso e comorbidades, por um singelo Centrun. E isso não é verdade!

Sem falar nos pacientes que engordam para atingir o IMC necessário para a operação. Quando fui ao médico que me operou a 6 anos atrás ele me disse que eu precisava emagrecer 30 kilos pois minhas taxas estavam altas, ou a outra opção seria engordar 10 kilos para fazer a cirurgia bariátrica, qual das duas opções vocês acham que escolhi? O caminho mais fácil é claro e com isto paguei e pago um preço muito alto.
Abaixo estarei relacionando os danos que esta cirurgia me causou e alguns itens que muitos bariátricos amigos meus compartilham comigo através da internet:


1 - Durante o procedimento operatório os pacientes têm os riscos cirúrgicos de praxe de cirurgias como: embolia, hemorragia, seqüelas neurológicas; cardíacas, etc...
2 - Após o procedimento cirúrgico, alguns pacientes gastroplastizados podem correr o risco de ter fístula;
3 - Alguns pacientes têm depressão no pós-operatório. Tendo em vista a mudança radical no estilo de vida;
4 - Para tratar a doença obesidade, o médico coloca em nós uma outra doença para curar a obesidade chamada DESNUTRIÇÃO. Por isso temos que tomar suplementos vitamínicos para o resto da vida. E se não for uma suplementação adequada pode levar a hipervitaminose ou hipovitaminose, a nutrição é muito importante depois da cirurgia bariátrica, ser acompanhada por um bom nutricionista (e que entenda como tratar um bariátrico) é indispensável.
5 - Alguns pacientes podem ter a Síndrome de Dumping; EU TENHO
6 - Alguns pacientes podem ter hipoglicemia; EU TENHO
7 - Ficamos obrigados a mastigar muito mais vezes do que os não operados. Já poderáimos fazer isto antes da cirurgia, sem exageros. Mas a nova situação acaba desgastando mais os dentes do que o habitual.
8 - A vitamina B12 é absorvida parte no dueodeno e parte no íleo e precisa de sais biliares e principalmente de uma proteína do estômago (fator intrinseco) para ser bem absorvida. Tanto estômago como duodeno ficam desviados no alimento. Por isso a maioria dos pacientes precisa fazer a reposição, e neste caso, para os médicos, só há a reposição pelo método venoso (injeção de B12). Com um tempo esta injeção causa intoxicação e fica muito difícil reverter o quadro. Foi quando conheci a nutrição funcional o que fez toda diferença em minha vida.
9 - O sistema imunológico do paciente gastroplastizado, em geral, fica mais vulnerável em virtude da desnutrição que é acometido; Gripes, alergias, um simples vento pode nos trazer muitos danos. E temos que tomar cuidado, porque se estiver desnutrido o índice de pegar uma pneumonia é muito alto.
10 - A cirurgia requer uma alimentação de melhor qualidade. E geralmente mais onerosa do que a convencional, pq. inclue alimentos naturais, dietéticos e de baixa caloria; a suplementação também não é barata e o acompanhamento com bons profissionais, que é necessário, também onera muito o orçamento.

Nenhum comentário: