segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DETERGENTE É BROCHANTE!!

É claro que de vez em quando eu exagero nos títulos das postagens, mas com o objetivo de chamar a atenção para a leitura.

Você conhece o nonifenol? Uma substância muito utilizada em roupas de couro, em tintas e nos detergentes, ou seja, do nosso dia a dia. Pois é, ele é um grande xenobiótico, um grande disruptor endócrino. Em especial, altera o metabolismo da testosterona. O uso desta substância é citotóxica para as células de Sertoli, produtoras e nutridora dos espermatozóides. Além disso as celulas de sertoli protegem os espermatozóides do ataque de células imune. O nonifenol pode contribuir para que haja uma produção reduzida ou espermatozóides lentos, desgovernados e mal formados. Imagine se a pessoa for estressada (ativação imune constante e crônica).

Resumo da obra: só deixe criança brincar com tintas atóxicas e dê preferencia para sabão em barra, de côco, e sempre enxaguando abundantemente.


Para estudar: miRNA regulation of cytotoxic effects in mouse Sertoli cells exposed to nonylphenol. Reproductive Biology and Endocrinology 2011, 9:126.

2 comentários:

rosangela koslyk disse...

Entao que tal bebermos detergente??? e as crianças??
olha que sinistro envasaram detergente no lugar do Toddynho!!!!!!!!!

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/10/fabricante-de-toddynho-e-autuado-apos-falha.html

Henrique F Soares disse...

Perfeito Rosangela, fiz a postagem exatamente por conta do achocolatado. Temos acompanhado esta notícia há vários dias. Este é o risco de consumir alimentos industrializados.