quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Riscos das estatinas e tendência para o futuro!!

Tenho mostrado sempre aqui no blog ou mesmo nos cursos que o uso das estatinas para baixar o colesterol se baseia na inibição da enzima HMGCoa redutase, enzima essa que participa logo do inicio da via de biosíntese do colesterol no fígado. Entretanto, o uso crônico destes medicamentos leva à redução da formação de farnesil, um composto intermediário para a formação do colesterol mas também essencial para formação de vários compostos necessários para o metabolismo celular. E ai, existem propostas que começam a ser pesquisadas no sentido de desenvolver medicamentos (e claro, conhecer compostos nutricionais bioativos) que sejam capazes de inibir enzimas que consigam reduzir a formação de colesterol, mas em etapas posteriores ao farnesil, evitando a perda dos compostos necessários para o metabolismo celular. Estes medicamentos teriam que agir em outras 3 importantes enzimas, que são a esqualeno sintase, oxidoesqualeno ciclase:lanosterol sintase (OSC) e a esqualene epoxidase (SQLE).

Já há trabalhos falando sobre isso: redutores de colesterol não estatínicos.
Trapani L, et al. Potential role of nonstatin cholesterol lowering agents. IUBMB Life. 2011 Oct 12. doi: 10.1002/iub.522.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique seria correto dizer também que a pessoa pode sentir maior cansaço e e dores musculares e articulares,devido a uma depleção de por exemplo: Vitamina b2 e CoQ10?
Erica
Abraços

. disse...

Resta apenas saber qual a razão de uma pessoa querer reduzir o colesterol. As pessoas com colesterol mais alto têm maior imunidade, vivem mais anos e nos idosos, a idade em que ocorre maior mortalidade cardio, não existe associação entre niveis de colesterol e essa mortalidade. Isto já se confirmou até no próprio Framingham Heart Study, há que largar os velhos mitos e avançar para novas hipóteses com efectiva ciência em seu suporte. A moderna medicina vive pendurada neste lucrativo mito, apesar dos estudos diários evidenciando a falácia ecológica com que ele foi construído.

Unknown disse...

Sim Erica. Perfeito RC.