segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O poder da jaca!!

Há quem despreze, há quem não consiga comer por risco de engasgar, há quem ache dificil usar em algum preparo, dificil digerir, dificil levar para casa, enfim a jaca é uma fruta pouco consumida, mesmo na sua safra. Pois este fim de semana comi uma moqueca de jaca (sem nada de origem animal, receita vegana), e se der, até o fim da semana coloco a receita. Mas por enquanto ficam as várias propridades nutricionais da fruta. Fui pesquisá-la por conta do livro sobre óleos que estou escrevendo, e vou incluir o óleo de semente de jaca (que diga-se de passagem a semente também vai na moqueca), mas já ficam as dicas: jaca tem ação contra candidiase, alto teor de fibra prebiotica sendo de baixo indice glicemico (minha surpresa por ser bastante doce), reduz glicemia e dislipidemia, com alto teor de compostos fenólicos e poder antioxidante.

2 comentários:

Sumara disse...

Uauu..não imaginava que a jaca fosse tão poderosa assim!! Minha mãe adora jaca, ela diz que quando estava grávida de mim e da minha irmã gêmea ela comeu uma jaca inteira sozinha! Sempre que ela come jaca, ela come muito e eu ficava preocupadíssima pois achava que tinha alto índice glicêmico. Foi ótimo saber dos benefícios da jaca. Obrigada!!

Celeste disse...

Nossa !! Que surprêsa agradável...
Aqui em Itacaré, sul da Bahia, tem muita jaca e eu nunca dei importancia pois achava que era um pouco indigesta,e não valia a pena, mas agora vou comer sem medo de ser feliz ...aliás vou fazer isso agora que acabei de ganhar um belo pedaço de jaca mole que pelo cheiro deve tá doce feito mel. Obrigada pela dica!!