segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TIREOIDITE DE HASHIMOTO!!


O número de pacientes que aparecem com esta doença autoimune é cada vez maior. Último congresso internacional de nutrição funcional, realizado agora em setembro em SP, lá estive para ministrar algumas palestras, este tema foi amplamente discutido, e queria trazer um trabalho científico ao conhecimento de todos, para que observem como esta glândula sobre os efeitos do nosso ambiente do dia a dia. Observem na foto que dentre os fatores aceleradores no surgimento desta patologia, estão a obesidade, doença que mais cresce no Brasil, poluentes ambientais, onde entram pesticidas agrícolas, produtos de limpeza, dejetos de veículos, e assim por diante, infecções e translocação de fragmentos de bactérias via intestinal em situação de disbiose intestinal (exames que fazemos e depois tratamos), ingestão excessiva de iodo e falta de selênio. Existem outras relações bem comprovadas, como o consumo excessivo de do glúten do trigo, mas o que queria deixar de informação final, é que os fatores são todos modificáveis, fazem parte do estilo de vida, portanto, nunca desista, não se assuste caso vc tenha o diagnóstico desta doença, é possível tratar, mas você será a parte ativa do tratamento, tudo depende de vc.

2 comentários:

Dr. Frederico Lobo disse...

Doctor por semana atendo no PSF cerca de 140 pacientes e pra quase todos solicito TSH. Falarei da minha experiência. O pessoal da modulação hormonal acredita que TSH acima de 2.0 deva ser tratado. Condeno tal prática. Há 4 anos o q tenho feito? Doso TSH, Zinco e Selênio no SUS (sim aqui dosamos o sérico, não eritrocitário). Se TSH acima de 2, imediatamente entro com suplementação de Zinco, Selênio e principalmente vitamina D. Além de retirar glúten da dieta. Pouquissimos (poucos mesmo) não responderam a essa terapia, na maioria das vezes o TSH cai com essas medidas. Tenho uma paciente de Brasilia que ja tinha rodado em mais de 4 endocrinos e os níveis de Anti-TPO dela estavam acima de 4 mil. 1 mês de dieta sem glúten despencou pra 2300. Hoje ela apresenta anticorpos mas bem abaixo... conclusão que tiro disso: Culpados principais: 1 - Deficiência de Selênio, 2 - Deficiência de Vitamina D favorecendo a auto-imunidade, 3 - Deficiência de Zinco, 4 - Contaminantes ambientais. Na clínica de Ecologia Médica em Brasília é raríssimo encontrarmos pacientes com hashimoto e sem metal tóxico no mineralograma capilar. abraço

Lívia disse...

Dr. Frederico Lobo, quero parabenizá-lo pela atenção que o sr. dá aos seus pacientes e a forma como compartilhou isso. Infelizmente, é muito dificil encontrar médicos como o sr. nos PSFs desse Brasil. Fico feliz por saber que alguem como o sr. está fazendo a diferença. Que os demais médicos sigam o seu modelo.