quarta-feira, 14 de abril de 2010

Amora Miura!!



A black mulberry ou morus nigra ou amora preta ou amora miura é parente da black currant, que é a groselha negra. A amora está sendo muito divulgada pelo cultivo de uma família japonesa (patriarca Mamoru yamamoto) que produz o chá das suas folhas e criou um produto comercial, com divulgação de controle dos hormonios, tratamento da menopausa, perda de peso, calvicie, hipertensão, diabetes, disposição, osteoporose, efim, uma verdadeiro "milagre".

Claro que não duvido de nada, mas sempre vou bater na tecla que qualquer substância produzida na natureza pode ser boa para uns e ruim para outros, porque somos bioquimicamente diferentes e reagimos ao ambiente também de forma diferente.

Os trabalhos científicos indicam mais no sentido do composto TMBC (2,4,2',4'-Tetrahydroxy-3-(3-methyl-2-butenyl)-chalcone), que é um inibidor da enzima tirosinase. Esta enzima reduz a ação dos melanócitos em produzir melanina e pigmentar a pele, portanto o uso da amora pode facilitar a pigmentação da pele, fundamental para quem tem vitiligo ou psoriase, por exemplo.

Outra linha de pesquisa também já mostra ação analgésica do extrato da morus nigra, com dosagem proxima a 300mg/Kg.

Ainda há muito a se estudar pois em 2008 foram descobertos 3 novos compostos na amora, 2 flavonóides e um terceiro componente chamado de morunigrols A-C, que é da classe dos benzofuranos, cujas propriedades ainda não são conhecidas.

Fora outros compostos fenólicos já conhecidos mas ainda não testados como o acido olcancolico, apingenina, ciclocomunol, morusina, ciclomorusina, kuanon C e daucosterol. A maioria dos compostos fenólicos e flavonóides tem ação antioxidante e antiinflamatória, o que ajuda na prevenção e tratamento de toda doença crônica, tipicamente inflamatória.

Portanto, é realmente muito promissora, já utilizada há bastante tempo na Jordânia, no Japão, mas precisamos de estudos de longo prazo, com pessoas em idades diferentes, sexos diferentes, de etnias diferentes, doentes e sadios, e assim por diante.

2 comentários:

pedro :D disse...

viva! ainda não tinha tido a chance de ouvir (ler!) uma segunda opinião sobre os comprimidinhos mágicos. Tentam me empurrar isso todos os dias e mesmo que eu até simpatize com os flavonóides... Enfim,você recomendaria o consumo do produto comercial encapsulado em uma análise superficial e genérica ?

Não sou muito fã de suplementos dietéticos mas do blog eu gostei e talvez vire fã (:

Daiana disse...

Legal Henrique!
Eu estava mesmo atrás de informações sobre o chá da folha da amora miúra. Uma paciente disse que tomou o chá e que teve facilidade no emagrecimento, mas como vc disse, não podemos comprovar nada, precisamos de mais estudos!!!
Aproveitando o ensejo...
Parabéns pelo blog. Gosto muito e estou sempre te acompanhando, desde a graduação :)