quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dietas da moda são perigosas!!


Vou começar pelo fim. Dietas devem ser sempre individualizadas. Essa é a conclusão que cheguei desde que me formei, e apenas aprimorei a idéia quando passei a estudar a nutrição funcional. E é muito prazeroso confirmar esta hipótese quando lemos artigos que analisam dietas padrão, preconizadas para todo mundo, como se a todos fosse fazer bem. Veja a dieta de South Beach, que preconiza retirada de frutas, sucos, grande parte das leguminosas, verduras e legumes e alguns tipo de cererais, no intuito de reduzir a oferta de carboidratos. O resultado são grandes deficiências nutricionais, que eu consigo observar na prática clínica com pacientes que já seguiram várias destas dietas, mas comprovadas agora em estudo científico. O trabalho que li avaliou 21 micronutrientes em várias dietas, incluindo a supra mencionada, a dieta do Dr. Atkins (que segue as mesmas idéias com conceitos ainda mais absurdos de consumo livre de gorduras) mais a dieta DASH, que é a dieta recomendada pelos norte americanos para reduzir a pressão arterial. E dentre os vários resultados, observou-se grande deficiência das vitaminas D, E, biotina, cromo, iodo, e molibdênio. Ou seja, déficits nutricionais graves, que com certeza trarão prejuízo a curto e médio prazos nas pessoas que seguem estas dietas, e mais, com certeza não conseguirão o principal objetivo que é a manutenção do peso perdido a longo prazo.

Este estudo veio em boa hora pois segunda feira termino minha ultima aula do curso de bioquímica, fisiologia e suplementação de micronutrientes. Segundo semestre, abrirei outra turma. Fiquem atentos que colocarei no blog. Se alguém que participou do curso, estiver lendo a postagem, faça comentários sobre o que achou do curso.

Quem quiser ler o artigo na integra, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Henrique.

Gostaria de saber sua opinião sobre o padrão alimentar paleolítico preconizado por aqueles que apóiam a teoria evolutiva, pois nesse modelo são priorizadas as verduras e frutas como principal fonte de CHO e compostos bioativos antioxidantes. A dieta acaba com percentuais altos de gorduras e proteínas. Essa linha de pensar inclusive não condena as gorduras saturadas, mas aponta o contexto alimentar que ela está inserida, especialmente aquele rico em CHO, como a principal causa das doenças cardiovasculares. O que acha?

Eu não fiquei sabendo deste curso que você está ministrando. Quando abrir outra turma gostaria de participar.

Um abraço

Nélio Carlos

Sandra Souza disse...

Olá Professor Henrique,

A respeito do curso de Bioquímica gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, pela didática e pelo excelente profissional que és.
Obrigada pela oportunidade! Espero fazer muitos outros cursos ministrados por vc. Abraços e até a próxima.

Anônimo disse...

Olá Henrique,

Só tenho a parabenizá-lo pelo curso de Bioquímica, o qual você ministrou, sempre levava informações atualizadas e importantes sobre os micronutrientes e explicava de forma dinâmica e esclarecedora.
Gostei bastante!!!

Quando tiver outros cursos avise, quero participar ok.

E Parabéns pelo Blog. Muito bom!!!

Abraços

Poliane Machado