quarta-feira, 23 de junho de 2010

Resposta ao comentário do Nélio!!


Nélio Carlos fez um comentário na postagem de dietas da moda sobre a dieta paleolítica.

Nélio, acho que precisamos adaptar os conceitos envolvidos na dieta paleolítica ao mundo em que vivemos. Não dá para consumir tanta gordura com o grau de atividade física que temos hoje. O consumo proteico da mesma forma pois inumeros outros compostos xenobioticos estão na água, nos alimentos, no ar, enfim no ambiente, que pioram nossa função renal e hepática, como não faziam naquela época. Sobre a gordura saturada, acho perfeita a idéia, não é tão aterogênica como se prega, depende muito do tipo de ácido graxo, de como são inseridos na dieta e defendo e mostro o porquê nos meus cursos. Outro exemplo é que na dieta paleolitica não se come cereal pois naquela época eles não existiam, e não dá para viver hoje sem arroz, sem milho, sem aveia, sem quinua, sem amaranto, etc. Mas temos que estar atentos aos compostos antinutricionais presentes neles, quais as misturas que não devem ser feitas, os processo de refino e branqueamento, etc. Mas que nós devemos comer bem menos carboidratos do que comenos hoje, isso é fato!!!!

Para saber mais sobre a dieta do paleolítico clique no link: http://www.thepaleodiet.com

Obrigado por participar Nélio.

4 comentários:

Eli disse...

Olá. Me desculpe fazer uma pergunta não pertinente ao seu post atual. Mas é que estava pesquisando no Google sobre a pholiamagra e me interessei pelo seu texto. Gostaria que explicasse, ou me dissesse se já postou algo sobre um trecho do post que muito me interessou: "reduzir a inflamação das células adiposas é fundamental para manter o peso perdido".
Obrigada.

Unknown disse...

Henrique com relação ao w-3 o melhor horário para ingestão seria em jejum ou após as refeições?

Unknown disse...

Eli, digite obesidade e mande procurar, que em quase toda postagem sobre obesidade, falo de inflamação.

Rômulo, nunca em jejum, junto ou logo após as refeições, preferencialmente que contenha alguma fonte lipídica na refeição, e com grande quantidade de vitamina E.

Anônimo disse...

Henrique, muito obrigado pela resposta!! Esse é um tema que eu adoro e que eu acho que merece mais atenção por parte dos nutricionistas. Além da individualidade bioquímica acho que devemos considerar aquilo que temos em comum e nos caracteriza como especie humana. Como disse Jonny Bowden: "você pode até manter um leão vivo o alimentando com batata frita e sanduiche, mas nunca vai extrair todo seu potencial e a essencia de um leão!"

Obrigado, e parabéns pelo blog. Estrou sempre antenado nele!!

Nélio Carlos