sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dormir bem reduz diabetes, dislipidemia, aterosclerose, reduz peso!!


Trabalho bem legal publicado esses dias feito em ratos, comparou grupo de ratos controle, saudaveis, com ratos que foram resseccionados (retirados) os receptores de melatonina. Melatonina é um hormonio cerebral, neurotrasmissor, indutor do sono e grande reparador corporal. No estudo, os ratos que não apresentavam os receptores de melatonina apresentaram glicemia mais alta e maior resistência à insulina, ou seja, são mais candidatos a desenvolver todas as doenças da síndrome metabólica (diabetes, hipertensão, aterosclerose, obesidade e dislipidemias), já que a resistência à insulina (RI) é o fenômeno fisiológico comum a todas essas doenças. No estudo, não houve diferença quanto ao ganho de peso, mas o estudo não avaliou efeito a longo prazo, o que eu vejo na prática diária e em outros estudos também que pessoas com RI acumulam gordura formada a partir do excesso de glicose não metabolizada nas células. E outra conclusão que mais uma vez aparece. Dormir bem emagrece, dormir bem baixa glicemia, dormir bem reduz risco de sindrome metabólica pois a melatonina é produzida durante um sono profundo. Ratos sem receptores de melatonina é como se fossem ratos sem produção de melatonina, os efeitos finais são os mesmos.

obs: na figura MT1-/- quer dizer os ratos que são defeitos no receptor de melatonina. Bolas em branco são os ratos MPT1-/-

2 comentários:

Unknown disse...

Fique atento professor, olha os horários de algumas postagens, hem!
bjs, Josilaine.

Andreia Torres disse...

Dormir, descansar é fundamental. E a melatonina é importantíssima neste processo. Agora a galera que está suplementando indiscriminadamente precisa se cuidar. Apesar de antioxidante alguns estudos ligam o consumo ao DM2.
http://www.nature.com/news/2008/081205/full/news.2008.1282.html