
Trabalho bem legal publicado esses dias feito em ratos, comparou grupo de ratos controle, saudaveis, com ratos que foram resseccionados (retirados) os receptores de melatonina. Melatonina é um hormonio cerebral, neurotrasmissor, indutor do sono e grande reparador corporal. No estudo, os ratos que não apresentavam os receptores de melatonina apresentaram glicemia mais alta e maior resistência à insulina, ou seja, são mais candidatos a desenvolver todas as doenças da síndrome metabólica (diabetes, hipertensão, aterosclerose, obesidade e dislipidemias), já que a resistência à insulina (RI) é o fenômeno fisiológico comum a todas essas doenças. No estudo, não houve diferença quanto ao ganho de peso, mas o estudo não avaliou efeito a longo prazo, o que eu vejo na prática diária e em outros estudos também que pessoas com RI acumulam gordura formada a partir do excesso de glicose não metabolizada nas células. E outra conclusão que mais uma vez aparece. Dormir bem emagrece, dormir bem baixa glicemia, dormir bem reduz risco de sindrome metabólica pois a melatonina é produzida durante um sono profundo. Ratos sem receptores de melatonina é como se fossem ratos sem produção de melatonina, os efeitos finais são os mesmos.
obs: na figura MT1-/- quer dizer os ratos que são defeitos no receptor de melatonina. Bolas em branco são os ratos MPT1-/-
2 comentários:
Fique atento professor, olha os horários de algumas postagens, hem!
bjs, Josilaine.
Dormir, descansar é fundamental. E a melatonina é importantíssima neste processo. Agora a galera que está suplementando indiscriminadamente precisa se cuidar. Apesar de antioxidante alguns estudos ligam o consumo ao DM2.
http://www.nature.com/news/2008/081205/full/news.2008.1282.html
Postar um comentário