sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Refrigerantes e câncer!!

Procuradoria recomenda que Anvisa regulamente benzeno em refrigerantes

17/09/2010 - 06h19 www.folhaonline.com.br

A Procuradoria da República em Belo Horizonte recomendou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que estabeleça uma concentração máxima tolerável de benzeno nos refrigerantes comercializados no país.

Segundo nota enviada pelo ministério, a agência deve realizar, preliminarmente, estudos e pesquisas que indiquem qual seria a concentração considerada segura para a saúde humana.

"É inadmissível que, até hoje, não tenhamos no Brasil uma regulamentação sobre assunto, tendo em vista que o benzeno é considerado uma substância cancerígena", afirmou o procurador da República Fernando de Almeida Martins.

Nos refrigerantes, o benzeno pode ser formado a partir da associação de dois aditivos: o ácido ascórbico e o benzoato. Mas segundo a Associação de Defesa dos Consumidores Pro Teste, os índices de benzeno estariam acima do permitido em algumas bebidas.

De acordo com a Pro Teste, dos 24 tipos de refrigerantes analisados, sete apresentaram concentrações de benzeno. Entre eles, cinco estavam com uma quantidade aceitável, enquanto dois deles --a Fanta Laranja Light e a Sukita Zero-- apresentavam níveis acima do valor permitido pela Anvisa para água potável.

A própria agência informou à procuradoria que, em 2007, já havia alertado a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação) sobre a possibilidade de formação de baixos níveis de benzeno em refrigerantes que contêm em suas fórmulas os sais benzoato e ácido ascórbico. A associação deveria instruir as empresas de alimentos a substituir pelo menos um dos aditivos, de modo a evitar a utilização de ambos em um mesmo produto.

Comentário: já havia feito postagem anterior sobre o risco de câncer e refrigerantes. Mas, mais recentemente fiz postagem sobre os aditivos em balas, confetes, etc, porcarias muito presentes na alimentação infantil e que também são fontes de benzoato de sódio. E é preciso notar que se qualquer um consome estas guloseimas e depois consome uma fonte de vitamina C, que é o ácido ascórbico, também formará benzeno no corpo, ou seja, imagine quanto de benzoato não se está consumindo para quem tem alimentação rica em coisas industrializadas. É preciso proibir a utilização destas substâncias, mas como isso pode demorar muito pois no Brasil tudo depende de força política (entenda grana, impostos pagos pelas empresas de refrigerante, etc), é melhor reduzir ao máximo os alimentos e produtos que contenham benzoato em sua composição.

Abaixo, artigos que comprovam que benzoato de sódio (aditivo) está relacionado à transtorno de hiperatividade e deficit de atenção e câncer.

Beverage ingredients can form carcinogen.Consum Rep. 2006 Oct;71(10):7.

The role of histamine degradation gene polymorphisms in moderating the effects of food additives on children's ADHD symptoms. Am J Psychiatry. 2010 Sep;167(9):1108-15. Epub 2010 Jun 15.

Nenhum comentário: