sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Forma química dos suplementos!!

Gosto sempre de enfatizar nos cursos que ministro, a preocupação com a forma química daquela determinada substância que se pretende suplementar. Isto porque a depender da forma química, o suplemento será mais ou menos absorvido. Além disso, sua ação celular, também será menor ou maior conforme a estrutura química oferecida. Veja exemplos: a carnitina, transportador de ácido graxos para mitocondria e um estimulante da biogenese mitocondrial deve ser oferecida segundo inumeros trabalhos recentes, na forma de L-acetilcarnitina ou na forma de glicina Propionil L-carnitina. Um outro exemplo é a cafeína, que na forma anidra tem absorção muito maior que a cafeína encontrada no café. Pensando em micronutrientes, a vitamina B6, importante estimulante de um sono tranquilo, pode ser dada na forma de cloridrato de piridoxina ou piridoxal-fosfato; a depender da forma a concentração a ser prescrita muda. Portanto, vc que é nutricionista, mantenha-se atualizado e vc que não é, saiba escolher um bom profissional.

5 comentários:

Luciane Coelho disse...

Com certeza! É claro que cada um procura saber mais a respeito da área na qual atua, mas uma atualização é sempre necessária.O paciente não deve ser prejudicado, portanto, no caso de insegurança ou não conhecimento, o profissional deve encaminhá-lo a um colega.

Unknown disse...

Perfeito Luciane, prática já muito adotada em outras áreas da saúde, que deve ser difundida entre os nutricionistas.

Unknown disse...

Henrique,

Para o sono (estímulo a ele) além da piridoxina o que mais tu acha interessante associar? E o uso é no horário da noite?
Obrigada.

Unknown disse...

fiquei muito triste ao saber desta notícia pois adoro vinagre balsâmico e não gostaria de ter de utilizá-lo, por favor esclareça este assunto

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI104029-15257,00.html

Unknown disse...

Luiz, obrigado pela contribuição. Nada sei sobre esse processo, mas é uma pena a noticia. Talvez se possa buscar os orgânicos, aqui em Brasília vende.