terça-feira, 4 de outubro de 2011

SIBUTRAMINA LIBERADA!!

Parece piada, se não fosse trágico, mas a ANVISA proibiu ontem medicamentos para emagrecer à base de anfetaminas (anfepramona, femproporex e mazindol) e resolveu manter o uso dos derivados de sibutramina com "controle mais rigoroso".

A sibutramina continua liberada para o tratamento de obesidade desde que o paciente apresente "sobrepeso significativo???" e não sofra de problemas cardíacos (mas a sibutramina induz a estes problemas, e aí??). O paciente e o médico terão de assinar termo de responsabilidade sobre os riscos à saúde.

O diretor Agenor Álvares foi o único a discordar do relator. Ele defendeu também o veto à sibutramina. “Se vários países tiraram [do mercado] com base em evidências científicas, não podemos ignorar essas evidências. Se eles têm cuidado com as populações deles, temos também que ter com a nossa. Essa substâncias devem ser retiradas nos mesmos moldes das outras [anfetamínicos]”, disse o ex-ministro da Saúde, acrescentando que não existe protocolo clínico no mundo que recomende o uso do remédio.

Olhando pelo lado positivo, já é um bom começo a proibição dos anfetamínicos, mas há que se desconfiar de tudo do Brasil. Porque quase todos mudaram de opinião em cima da hora? Será porque o Brasil é o maior consumidor mundial de sibutramina?

2 comentários:

Priscylla disse...

É esse é o pais que vivemos!!! Infelizmente os pessoas "autoridades" nao pensam na população, so pensam em si proprio e o que podem levar de vantagens...

Giordano Sereno disse...

Acho que a sibutramina tem seus méritos. A questão não é proibir, mas fiscalizar a sua utilização. Concordo com a decisão de não ao veto.