quarta-feira, 11 de abril de 2012

EXAMES BIOQUIMICOS!!

Neste fim de semana aqui em Brasília vou falar de exames bioquimicos aplicados à atividade física. Assunto bem pertinente pois há pouco mais de 1 ano estou fazendo os exames bioquimicos funcionais na clínica Bem estar. Exames feitos na urina e saliva, que incluem detecção de disbiose, estresse ou fadiga adrenal, estresse oxidativo, determinação de vitamina C e zinco. Vou abordar sobre eles na palestra, claro, e já deixo um questionamento: dosar o lactato sérico é importante para verificar o quanto anaeróbio está ou não o treinamento do praticante de atividade física. Mas em uma visão completa do indivíduo, pensando em termos funcionais, se ele tem disbiose intestinal, caracterizada pela má digestão da lactose? Lactose que não é digerida, é fermentada por bactérias e parte deste produto é lactato, que também pode induzir a acidose láctica.

4 comentários:

Deborah Caroline disse...

Bom dia Henrique, venho lhe parabenizar por está sempre fazendo a diferença na área da nutrição.
Gostaria de saber a respeito do curso de bioquímica, o que ficou decidido?? Pois pretendo fazer.
Obrigada!
Deborah Caroline
dcmsouzanutri@gmail.com

Unknown disse...

Olá Deborah, o curso feito na UNIEURO deverá ser realizado em junho. Estamos na fase de formação do material de divulgação. Assim que pronto, coloco no blog.

Anônimo disse...

Henrique pq vç não disponibiliza suas aulas para quem mora fora de Brasilia, em dvd, rs,rs,, sei lá!!!
queria tabto poder participar de algum curso seu!a gente que mora longe fica só na vontade!!rsrs
Erica Cordeiro
Abrçaos

Liohanna d'Avila disse...

Henrique gostaria muito de saber um pouco mais sobre esses exames funcionais que vc mencionou de urina e saliva, como podemos fazer, pois nao moro em brasilia, que por sinal moro bem longe (Belém-Pará),e gostaria de adquirir tal conhecimento. Obrigada
Liohanna d'Avila