terça-feira, 21 de abril de 2009
Anemia não é só falta de ferro
A anemia mais comum encontrada em nossa população é a ferropriva ou ferropênica. Além delas, as aneminas por deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico também se tornam bastante comuns. MAs queria chamar atenção de outras causas: com características muito semelhantes à da anemia ferropriva (cansaço, taquicardia, falta de concentração, sono constante durante o dia, pele pálida, com pouca coloração, gripes e resfriados constantes, entre outros), a incapacidade de transportar o oxigênio via corrente sanguinea também pode se dar pela fatal de:
1 - Vitamina B6 - necessária para inciar a formação do heme (juntar succinil-Coa com glicina), composto que compõe a hemoglobina.
2 - Zinco - necessário para proteger os grupos sulfidrilas da enzima delta ácido aminolevulínico desidratase, 2ª etapa na formação do heme.
3 - Vitamina B2 - fundamental para ativar a enzima ferroredutase, que é quem converte o ferro de origem vegtal, de baixa absorção, no ferro de origem animal, de melhor absorção intestinal.
4 - Cobre - necessária para ativar a enzima hefaestina, que é quem ajudar a levar o ferro do enterócito (célula intestinal) até a corrente sanguinea.
Ou seja, consuma ferro, mas nunca deixe faltar os outros nutrientes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário