terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dieta para perda de gordura!!


Trabalho bem interessante de ser lido para quem se preocupa como a obesidade e suas consequências publicado ontem, dia 25/01/2010. Grupo de autores promoveu dieta rica em proteína (1,4g/Kg peso) com dieta hipocalórica para promover perda de peso e gordura corporal. Estudo feito por 4 semanas, mostrou manutenção da massa magra e perda da massa gorda. Mas muito importante também foi observar que as mulheres apresentaram redução nas concentrações de testosterona, tanto total como testosterona livre. Como o estudo foi limitado há 4 semanas, não dá para tirar conclusões muito profundas, mas a vale a discussão de que mulheres muito obesas tem aumento de testosterona, com presença de síndrome de resistência à insulina, hirsutismo, ovário policístico, muitas vezes com aumento de pressão e acúmulo de gordura abdominal. Neste ponto a redução da testosterona é benéfica. Entretanto, pode haver queda ligeira de libido nestas mulhres a longo prazo, além da dificuldade na manutenção do peso perdido. Um outro ponto fundamental, é a quantidade de SHBG (globulina de ligação de hormônio sexual), uma glicoproteína que se liga à testosterona para transportá-la. A SHBG aumentou nas mulheres do estudo, isso é muito importante pois quando a SHBG reduz, ocorre aumento de testosterona livre, aumentando o risco de hiperandrogenismo, ou seja, síndrome de resistência à insulina com hipertensão, aumento de colesterol, gordura abdominal, etc, Neste caso do estudo, as mulheres tiveram benefícios com a perda de peso e aumento da SHBG. Importante também mencionar que mulheres estrogênicas são bem mais "interessantes" do que mulheres "testosterônicas".

Leia o estudo clicando aqui.

Detalhe do estudo: todas as mulheres fizeram a dieta acompanhadas com atividade física diária.

A figura utilizada na postagem ilustra bem como a testosterona é transportada no sangue. A maior parte ligada à SHBG, menor proporção ligada à albumina e uma pequena fração na forma livre. Veja como é o organismo humano: a testosterona livre é a forma biologicamente ativa, mas todas precisam se manter em equilíbrio.

Alerta: promover aumento de testosterona com dieta e suplementos sem saber avaliar as consequências disso pode elevar e muito o risco de doenças graves como descrevi brevemente.

Nenhum comentário: