terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Interação droga X nutrientes

Respondendo a uma indagação de uma paciente que me perguntou se era realmente preciso seguir a recomendação de só tomar o comprimido de Puran t4 meia hora depois de feita a refeição conforme o médico dela havia solocitado. Puran t4 como outros Syntroid, Eutyrox, etc, são à base de levotiroxina sódica, hormônio sintético que substitui o hormônio T4 produzido pela tireóide. Como vários outros medicamentos, sofre muita interferência com gorduras e fibras alimentares, portanto, deve ser ingerido 1/2 hora antes do café da manhã ou 2 horas depois. Além disso, o fator que poucos observam, é que além de reduzir o efeito sistêmico do medicamento por reduzir a absorção, parte da droga vai parar no intestino, e por ser hormônio, pode, com o passar dos anos, estimular a replicação desordenada de células intestinais, ou seja, ajudar a induzir um câncer de cólon por exemplo.

Obs: fiz uma limonada maravilhosa ontem: suco de limão taiti, um picolé de limão, folhas de manjericão e folhas de capim santo. Super refrescante, fora as propriedades nutricionais.

2 comentários:

Viviane Reis disse...

Humm, bacana a dica do Puran T4, minha mãe usa e eu nunca me atentei para isso.

E falando em sucos, ontem eu fiz também uma suco diferente com limão galego, pera, cenoura, aveia e linhaça, muito bom tbm... Fica aí a dica para você que gosta de inovar e quebrar um pouco da acidez do limão.

Saudade das suas aulas Henrique.

Um abraço.

Unknown disse...

Obrigado pela dica. Sugiro a todos os leitores que façam e testem. Quem tiver outras receitas e gostar de dividir, fique à vontade.