quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Frutas para saciar!!

Hoje assisti o jornal HOJE da Rede Globo, e várias nutricionistas deram informações sobre frutas e saciedade. Gostaria de emitir minha opinião pois uma delas pediu que a população tomasse cuidado com mamão, banana, uva, abacaxi, porque estas tem baixo teor de fibras solúveis, muito açúcar e portanto não geram saciedade. Minha tristeza ao ouvir isto pois a geração de saciedade a longo prazo depende, como dito, de alguns fatores: é verdade que pelo baixo teor de fibras solúveis, ficam menos tempo no estômago e formam menos gel. Mas outro fator fundamental é a capacidade de liberação de insulina, provocando hipoglicemia de rebote e uma fome que aparece em sequência. E nisso, todas as frutas mencionadas tem de médio a baixo indice glicêmico, portanto a lieração de insulina é baixa e podem provocar sacidade sim. Além disso, eu discordaria de todas elas que citaram as melhores frutas para gerar saciedade como sendo ameixa, morango, goiaba, pêra, por um fator fundamental. Para gerar a sacidade nos intervalos, seria o ideal ter muiti fibra e fibra solúvel, mas ter também gordura para ser capaz de liberar o hormônbio intestinal CCK (colecistocinina)cuja ação neuronal é de estimular o centro hipotalâmico da saciedade. E as frutas que tem todas essas coisas juntas são o abacate, o açaí e o côco. Ontem pela manhã por exemplo estava orientando um paciente (na verdade seu pai), uma criança de 3 anos que nunca havia comido côco seco, a tal carninha branca. Fui com o pai comprar, ensinei a quebrar o côco, tirar a casca interna e cortar pequenos cubos. A criança adorou. Expliquei todos os demais benefícios da "carne" do côco seco/maduro.

E mais: banana prata, ouro e da terra, e mamão tem mais fibra solúvel do que fibra insolúvel.

9 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Fico impressionado com a forma que as notícias são jogadas na mídia. No momento da matéria do Jornal, escutei uma pessoa dizer que ia deixar de comer as frutas mencionadas como "ricas" em açúcar... E assim as pessoas vão tirando nutrientes essenciais no cardápio do dia a dia e pior, achando que estão fazendo a coisa certa.

ednaldo disse...

Esse é o meu professor! Abraço Henrique. Ednaldo

news...nutrição/gastronomia/turismo disse...

Gostei da sua abordagem e do seu esclarecimento respeitoso,ético e didático.Edite qdo for possível pq saciedade foi postada sem o e.
atenciosamente sua seguidora Linda.

Josilaine disse...

Olá professor, a cck promove a saciedade, certo? Então sua ação não seria a de ativar o centro hipotalâmico da saciedade? Porque se ela inibi este centro hipotalâmico, então estaria promovendo a fome e não a saciedade.Será que entendi direito? BJS

Bruna Salgado disse...

Realmente isso choca a gente memso, não é a 1 vez q isso acontece no jornal hoje, ano passado, teve uma que disse que consumir 4 unidades de caqui ao dia, supriria as receomendacoes de calcio /dia. mandei email p jornal, eles disseram que não se responsabilizariam pelo conteudo da materia. acho que é CRN que provome aquelas noticias... é um absurdo, doi ouvir e ouvir o paciente dizendo que vai deixar de comer por isso...
obrigada prof, por sempre estra atualizado!

Aline disse...

Oi Tudo bem?
Conheci o seu site hoje, estava procurando por Oleo de Coco. Tenho um blog para emagrecimento, ou seja, meu emagrecimento e li sobre o Oleo de Coco extra virgem, comprei e estou comendo 3 colheres por dia. Gostaria de saber se voce tem dicas de como comer esse oleo, pois so de conheradas nao e nada agradavel... estou colocando em vitaminhas, mas tambem o gosto da fruta sai e fica so o do coco... vou tomar asim, mas querias mais dicas, se voce tiver agradeco..
Sobre a materia da Globo.. hummm, disso eu nao quero saber, mas amo frutas e a Banana eu nao deixo passar... meu cafe da manha tem que ter!!
Abracos.
Aline
www.saudavelife.blogspot.com

Henrique F Soares disse...

Ednal, grande abraço.

Linda, obrigado pelo toque. Sempre tento tomar estes cuidados mas é porque faço tudo muito rápido pois tenho pouco tempo para ficar no micro.

Josilaine, está perfeito seu comentário. Corrigi o texto, obrigado.

Aline, realmente o óleo de côco deixa seu gosto em qualquer preparação. Ele é para ser tomado como medicamento. Vou testar algumas receitas em casa, e quando tiver feito, vou postar aqui, ok.

Obrigado a todos pelos comentários.

Eidler disse...

Dr. Henrique,

Muito bom o teu blog. Estava precisando mesmo de um blog com informações de nutrição assim. Estou precisando perder peso e estou acima do peso. Quero melhorar e estas instruções ajudam muito. Tu já pensou em criar um twitter só para avisar teus seguidores dos novos artigos no Blog?

Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

vitoria disse...

Estou conhecendo o blog hoje e estou encantada com os esclarecimentos do profissional henrique.