segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E para fechar o dia de hoje!! TRIDENT!!!


Fiz hoje 6 postagens. Sei lá, foi fluindo. Para terminar, conheci hoje também uma nova versão da goma de mascar TRIDENT. Esta versão vem com um derivado do leite patenteado pela empresa como "Recaldent". Segundo eles, é um fosfopeptídio de caseína-fosfato de cálcio amorfo. Imagino que a idéia seja oferecer uma fonte de cálcio para o processo de desmineralização do dente que acontece todos os dias. Primeira pergunta que ainda não posso responder: com todo este fosfato, e o pH da boca, não reduziria, aumentando a desmineralização? Segunda pergunta: e não seria mais uma fonte de proteína de leite, altamente indigerível e alergênica. Terceira pergunta: este cálcio é biodisponível e assimilável pelo dente só pelo contato da mastigação?

E parece já exisitir uma versão sul americana que contem braqueador, também. Haja aditivos químicos.

Cenas do próximo capítulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico esse blog cara!
Sou da área de Computação e sempre ficava me queixando sobre a falta de informação a respeito desses assuntos que você trata aqui. Muito bom mesmo. Parabéns! Precisamos de mais esclarecimento meu amigo. Não podemos servir de cobaias para cada nova mentira que as grandes indústrias resolvem experimentar em seres humanos.

Uma sugestão, você poderia comentar porque o Trident vendido no Brasil parece não possuir o ingrediente Xilitol que é o responsável pelo combate às cáries, principal apelo de venda deste produto?

Att.
Daniel

Unknown disse...

Daniel, perfeita sua colocação. O xilitol é um agente bacteriostático, ou seja, ajuda a destruir parcialmente e a inibir o desenvolvimento das bactérias patogênicas da boca, especialmente estreptococus mutans. O Trident tem manitol e sorbitol (que não são cariogênicos mas tem baixa ação bacteriostática), mas não possui o xilitol. Algumas versões tem matitol. Ou seja, a goma de mascar não é cariogênica, mas não prenine nem trata. E mais, sõa todos lotados de corantes. Recomendo a todos que leiam o rótulo deste produto.