segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Erro grave de tradução, cuidado!!

Tneho o hábito de ler a Folha de São Paulo diariamente, para mim o melhor jornal do país, mas veja a reportagem apresentada pelo jornal:

20/09/2010 - 15h27
Excesso de magnésio na água reduz QI infantil, diz estudo


Uma concentração elevada de magnésio na água potável reduz o coeficiente intelectual (conhecido como QI) das crianças, revela estudo sobre este elemento químico, realizado por cientistas canadenses e publicado na edição desta segunda-feira da revista científica "Environmental Health Perspectives". Uma equipe de cientistas chefiada por Maryse Bouchard, do Centro de Pesquisas Interdisciplinar sobre Biologia, Saúde e Meio Ambiente (CINBIOSE), da Universidade de Quebec, em Montreal, fez este estudo com 362 crianças da província, com idades entre 6 e 13 anos. Os cientistas mediram a quantidade de magnésio na água corrente de suas casas, e através de uma entrevista estimou-se a quantidade de água ingerida.
Paralelamente, cada criança foi submetida a testes sobre suas capacidades cognitivas, motoras e comportamento. Segundo Bouchard, "uma redução muito significativa do coeficiente intelectual das crianças foi observada, vinculada à presença de magnésio na água potável". Assim, 20% das crianças em cujas casas a água apresentou níveis maiores de magnésio mostraram um coeficiente intelectual 6 pontos abaixo daquele de crianças que não consumiram água com magnésio. Estas análises levaram em conta fatores como renda familiar, inteligência materna, nível educacional materno, bem como a presença de outros metais na água. Alguns municípios estudados já instalaram filtros que retêm o magnésio. Os pesquisadores propõem, ainda, que se estabeleçam normas nacionais e internacionais que limitem a presença do magnésio na água potável.

Agora veja a importância de ir atrás do artigo, procurar a fonte, ler o artigo em seus detalhes: Orginal logo abaixo:

Intellectual Impairment in School-Age Children Exposed to Manganese from Drinking Water


Abstract Top
Background: Manganese is an essential nutrient, but in excess, can be a potent neurotoxicant. Despite the common occurrence of manganese in groundwater, the risks associated with this source of exposure are largely unknown....

Depois daqui segue o artigo, mas conseguiram observar o erro grave: o nutriente estudado é o manganês, não o magnésio. Esse foi o fato que me chamou a atenção na hora pois o manganês já tem esta relação excitatória cerebral conhecida, com ativação do glutamato, etc. E o magnésio é quase o contrário, é estimulante das funções cerebrais, de geração de energia para o impulso nervoso, etc.

Isto faz uma diferença enorme na hora de uma suplementação. Sempre alerta com jornalistas e jornais.

Um comentário:

Gustavo Buzz disse...

A coisa é muito mais grave. O erro não foi da Folha, e sim da AFP, agência de notícias. Ela propagou o erro para várias midias, entre elas:
Que se espalhou para vários jornais. Alguns:
http://noticias.r7.com/saude/noticias/excesso-de-magnesio-na-agua-reduz-qi-infantil-diz-estudo-20100920.html
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/801652-excesso-de-magnesio-na-agua-reduz-qi-infantil-diz-estudo.shtml
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4687817-EI294,00-Excesso+de+magnesio+na+agua+reduz+QI+infantil+diz+estudo.html
http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=92680&codDep=8
http://farm5.static.flickr.com/4113/5015277412_598e0124cf_b.jpg