quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aveia é fundamental para atletas!!


Há algumas semanas falei bastante sobre a aveia, comparando-a com outros cereais, falando de suas peculiaridades e benefícios. Eis que chegou um trabalho para mim ontem, em que ratos foram submetidos a testes físicos, e foi acrescido à refeição dos ratinhos durante 8 semanas, 30% de farelo de aveia. A dieta em média continha cerca de 62% de CHO, 15% de proteínas e 23% de gordura, com 19g de fibras por dia. Realmente muito parecido com as dietas típicas dos atletas, quando bem orientados. E o importante foi que o estudo mostrou que ao final do periodo de 8 semanas os ratos apresentavam menor concentraçãod e IL-6 e TNF, reduzindo portanto a inflamação e promovento recuperação mais rápida pós exercício. Além disso, apresentavam niveis menores de corticosterona, o chamado hormônio do estresse, que aumenta risco de fadiga e resistência à insulina. E um ultimo ponto fundamental foi o maior tempo para se chegar à exaustão, no grupo de ratos que consumiu farelo de aveia. Existem outros trabalhos na literatura que já mostravam isso, inclusive com melhora da capacidade fagocitica das células imunes. Todos esses fatores fsão justificados pela alta concentração de beta-glucanas, fibra solúvel da aveia e presença dos compostos antiinflamatórios da aveia, em especial, as avenatramidas. Particularmente prefiro a aveia em flocos grandes pois o farelo tem um coeficiente de digestibilidade aparente baixo com muitos fatores antinutricionais.

É isso, cereal integral neles.

Fontes:

Effect of oat bran on time to exhaustion, glycogen content and serum cytokine
profile following exhaustive exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2010, 7:32.

Efeitos da suplementação de fibras solúveis sobre as células do sistema imune após exercício exaustivo em ratos treinados. Rev Bras Med Esporte v.14 n.6 Niterói nov./dez.2008.

2 comentários:

Marcio disse...

Maravilha Henrique ...

Aveia é sempre muito bem vinda até em substituição a Quinoa .

Grande abraço.

Unknown disse...

Valeu Marcio. Aveia e Quinoa são 2 excelentes opções. É legal a variação, porque apesar de muito boas nutricionalmente, apresentam componentes indesejáveis, como as saponinas.