segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hormônio masculino protege a mulher

Tem saido alguns trabalhos bem interessantes mostrando que a testosterona é um grande aliado da mulher, em especial no aumento da libido e do baixo risco de cancer de mama. Porém esta testosterona que a mulher deve apresentar em niveis normais a altos deve estar na forma livre, e o melhor método para analisar é a testosterona salivar ou por bioressonância. Outro aspecto importante é que os trabalhos tem mostrado muitos beneficios com o uso do DHEA na mulher, cujo declinio é acentuado após os 40 anos, com maior atividade cognitiva, tratamento do excesso de peso, redução da fadiga crônica, entre outros. Um aspecto que acredito muito também é no efeito contrário em homens, pois o DHEA pode ser um grande estimulante para o câncer de próstata. Importante relatar que o cancer de mama masculino é cada vez mais presente (infelizmente o INCA - Brasil não faz esta separação, portanto o link é para os dados 2010 norte-americanos), em especial nos ductos mamarios, muito relacionado aos hormonios grelina, leptina e adiponectina, ou seja, fracionamento da dieta e gordura visceral/abdominal. Um ultimo aspecto que lembrei agora: sempre para analizar niveis de testosterona, em homens e mulheres, fundamental analizar também niveis de LH e FSH, pois são eles os reguladores diretos de androgênios e estrogênios.

3 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Acredito que complementando o seu raciocínio, avaliar a vitamina D bioquimicamente(1,25) introduzindo alimentos fontes, suplementação e estímulo a exercícios ao ar livre (síntese via UVB) associado a um inibidor da aromatase (crisina) tb proporcione melhora nos sintomas citados. Como dito na postagem, se faz necessário dosar LH, FSH e testosterona livre.

Abraço

Marcelo.

Unknown disse...

Perfeito Marcelo. E dependendo do caso, prolactina também é legal.

Anônimo disse...

Olá Henrique! Sou professora de Ed Física e uma grande curiosa sobre tudo que diz respeito a alimentação e atividade física. Fiz um curso seu de Acidos Graxos em São José do Rio Preto ano passado e virei sua fã rsrs
Gostaria que desse uma lida em uma postagem de blog sobre DHEA.. e oq acha dessa 'propaganda' toda que a moça faz sobre o DHEA, visto que foi indicação da médica dela!

http://www.blogdamadamechica.com/?p=1950

Um abraço.