quinta-feira, 24 de março de 2011

SUBSTITUTO DO IMC? CONHEÇA O IAC!!

O IMC (índice de massa corporal) já nasceu com sérias limitações e fadado a não ser um bom método diagnóstico de obesidade. E assim aconteceu pelo fato de só trabalhar com peso e altura e não avaliar a quantidade de gordura corporal, o que realmente importa na obesidade. Existe uma nova proposta publicada neste mês de março na Obesity (Silver Spring)com o título de IAC ou BAI (Indice de Adiposidade Corporal ou Body Adiposity Index) com o objetivo de corrigir esta falha do IMC. É uma tentativa de estimar a porcentagem de gordura corporal, fazendo uma correlação entre o peso e a circunferência do quadril. A fórmula proposta é: (BAI = ((hip circumference)/((height)(1.5))-18)). Com certeza precisaremos de tempo, usando em muuuuuitas pessoas, para dar validade científica ao método. Mas acho que também haverá limitação pois usar a circunferência do quadril não é exatamente o nosso objetivo quando queremos avaliar risco cardiovascular em obesos. Talvez possamos utilizar o novo método mas ainda acho que sempre será mais eficaz continuarmos com nossos métodos clínicos detalhados de avaliação corporal de dobras cutâneas e bioimpedância.

3 comentários:

Veronica - Velmnutri disse...

Adorei! Concordo totalmente com você! Acredito que não dá para generalizarmos a avaliação com fórmulas. Um bom (e caro não é mesmo?!) aparelho de bioimpedância ainda não pode ser substituído.
Além disso, temos que levar em consideração a individualidade de cada um.
COncordo plenamente!

Nutricionista Ana Paula Fidélis disse...

Olá Henrique, tudo bem? Primeiro, queria parabenizar pelo blog. Ele inclusive é a primeira página que eu acesso todos os dias. Sou nutricionista funcional também e ministro cursos e consultoria. Tenho acesso a artigos, mas este sobre o IAC eu não consegui encontrá-lo. Procurei no local informado mas ainda não tive sucesso. Você pode me ajudar?

Agradeço;

Ana Paula Fidélis.

Unknown disse...

Ana, vá neste link.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21372804