terça-feira, 23 de agosto de 2011

INTERPRETANDO EXAME DE SANGUE!!


Um dos exames mais comum de serem solicitados aos pacientes é a dosagem da gama glutamil transferase, ou GGT. Muito utilizada para avaliar disfunção hepática e alterações na vesícula e metabolismo de sais biliares, quero trazer a discussão sobre a função desta enzima. A enzima GGT é necessária para captar a glutationa na sua forma reduzida de fora da célula para dentro da célula, para aumentar a produção deste antioxidante no interior das células. Objetivo principal evitar o estresse oxidativo intracelular, por exemplo em neutrófilos. Observem que para se formar adequadamente glutationa, além dos aminoácidos, precisamos de ácido lipóico e vitamina B3. Logo, em indivíduos com GGT aumentada, isso pode ser sinal de estresse oxidativo, que há grande utilização e degradação de glutationa, mas é preciso saber fazer esta interpretação junto com outros exames. Portanto temos que aumentar dieteticamente os aminoácidos formadores da macromolécula e os micronutrientes formadores das variações da glutationa, peroxidase, redutase e S-transferase.

6 comentários:

Nut. Lídia Loyola disse...

Oi professor,

O nutricionista precisa colocar o CID no pedido do exame? Hoje uma paciente me referiu que eu não havia colocado o CID no pedido e que o plano só aceitava com essa informação. Como proceder?

Obrigada

Henrique F Soares disse...

Oi Lídia, não vejo problema em colocar o cid. Há convênios que exigem, outros não. Lembre-se, Cid10.

Nut. Lídia Loyola disse...

Posso colocar CID10 E66 que se refere a obesidade?
Devo confessar que nunca o havia colocado antes no exame, e fiquei preocupada por não saber como proceder.

Obrigada pela ajuda professor!

Henrique F Soares disse...

Sim.

Nutricionista Rutiele M. T. de Almeida disse...

Bom dia Mestre. Acha válido o uso do Aloe Vera para redução da taxa?
Nutricionista Rutiele

Henrique F Soares disse...

Na nutrição funcional não trabalhamos assim, Rutiele. Tal suplemento vai baixar tal exame porque tudo depende do que aquele exame está representando no metabolismo da pessoa.