terça-feira, 23 de agosto de 2011

INTERPRETANDO EXAME DE SANGUE!!


Um dos exames mais comum de serem solicitados aos pacientes é a dosagem da gama glutamil transferase, ou GGT. Muito utilizada para avaliar disfunção hepática e alterações na vesícula e metabolismo de sais biliares, quero trazer a discussão sobre a função desta enzima. A enzima GGT é necessária para captar a glutationa na sua forma reduzida de fora da célula para dentro da célula, para aumentar a produção deste antioxidante no interior das células. Objetivo principal evitar o estresse oxidativo intracelular, por exemplo em neutrófilos. Observem que para se formar adequadamente glutationa, além dos aminoácidos, precisamos de ácido lipóico e vitamina B3. Logo, em indivíduos com GGT aumentada, isso pode ser sinal de estresse oxidativo, que há grande utilização e degradação de glutationa, mas é preciso saber fazer esta interpretação junto com outros exames. Portanto temos que aumentar dieteticamente os aminoácidos formadores da macromolécula e os micronutrientes formadores das variações da glutationa, peroxidase, redutase e S-transferase.

6 comentários:

Sprint Nutrição Esportiva disse...

Oi professor,

O nutricionista precisa colocar o CID no pedido do exame? Hoje uma paciente me referiu que eu não havia colocado o CID no pedido e que o plano só aceitava com essa informação. Como proceder?

Obrigada

Unknown disse...

Oi Lídia, não vejo problema em colocar o cid. Há convênios que exigem, outros não. Lembre-se, Cid10.

Sprint Nutrição Esportiva disse...

Posso colocar CID10 E66 que se refere a obesidade?
Devo confessar que nunca o havia colocado antes no exame, e fiquei preocupada por não saber como proceder.

Obrigada pela ajuda professor!

Unknown disse...

Sim.

Nutricionista Rutiele M. T. de Almeida disse...

Bom dia Mestre. Acha válido o uso do Aloe Vera para redução da taxa?
Nutricionista Rutiele

Unknown disse...

Na nutrição funcional não trabalhamos assim, Rutiele. Tal suplemento vai baixar tal exame porque tudo depende do que aquele exame está representando no metabolismo da pessoa.