segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A perfeição humana!! Nenhum radicalismo vale a pena!!

Ontem tive uma grande alegria, pude atravessar uma piscina a nado pela primeira vez com meus filhos juntos. Sensação indescritível, dentre várias outras, com aquela sensação de que estou passando ensinamentos, estou ensinando, estou lecionando, algo que sei fazer de melhor. E eu estava nadando, quando eles me viram, (estavam brincando com os brinquedos que ganharam no Natal) e estava ao mesmo tempo que nadava refletindo sobre fisiologia orgânica. Vejamos: se sou sedentário, aumento o risco de morrer. Se faço atividade física extenuante, aumento o risco de morrer, inclusive por câncer. Atletas de elite, de alto desempenho, alta performance. Veja como estes atletas envelhecem rapidamente, como apresentam lesões, como a vida útil, no ápice, é sempre muito pequena. Fruto do estresse oxidativo. Mas radicais livres também podem ser bons, em nível leve a moderado, nível fisiológico. Porque? Porque estimulam as enzimas e vias bioquimicas antioxidantes, estimulantes do sistema imune, controladoras da apoptose celular, por isso tomar antioxidantes logo depois de malhar na maioria das pesquisas não se mostra interessante. O exercício leve (yoga por exemplo), coloca o oxigênio onde ele deve ficar, dentro das mitocondrias, da CTE, sem escape e baixissima produção de estresse oxidativo. O exercício moderado produz radicais livres mas ativando vias importantes contra câncer por exemplo. Mas ai vamos ao outro extremo, à alta performance, que detona o corpo, que ultrapassa a fisiologia e vai para a patologia, o supra-fisiológico, gerando descarga de radicais livres e oxidação desenfreada pelo corpo. E tendo a crer que na perfeição de Deus, ele também pensou em que situação mental vc faz o exercíco e não apenas se ele é de alta ou baixa intensidade. Nadar com os filhos me faz ter prazer porque libero hormônios que me trazem essa sensação, que com certeza retardam meu envelhecimento. Diferente de nadar por obrigação, naquela criança que tem que ir para a natação 7h da manhã, porque o médico disse para os pais que tinha que nadar para crescer porque estava abaixo da curva, mas a criança odeia nadar e acordar cedo. Não dá o resultado esperado, assim como atletas que nadam preocupados se semana que vem terão ou não o patrocinador ou com salários atrasados, etc, etc. A máquina é perfeita, nós é que estragamos. (sedentário /exercício leve/ exercício moderado/ exercício de alta performance). Equilírio entre o físico e o extra-físico.

6 comentários:

Micheli disse...

Oi Henrique,
que bom que vc conseguiu fazer tantas coisas legais com seus filhos.Parabens.
Boa semana

Unknown disse...

Obrigaduuuuu.

André Santos disse...

Henrique, a utilização de antioxidantes como por exemplo as vitaminas C, E e selênio não seriam interessantes imediatamente após atividades moderadas/intensas, talvez sim em atividades extenuantes?
No post "Antioxidantes e exercício físico" você ainda cita uma diminuição no efeito vasodilatador do exercício com a suplementação de vitaminas C e E. Poderia me fornecer a referência bibliográfica desse estudo?
Obrigado, André Santos

Unknown disse...

André, quando não coloco as referências no blog é porque elas são exclusivas das pessoas que fazem meus cursos de extensão, palestras, simpósios, encontros, congressos ou cursos de pós graduação. É uma questão de justiça.

André Santos disse...

Sem problemas Henrique, é justo sim!
E em relação a utilização de vitaminas C e E e o selênio após a atividade moderada/intensa? Poderia me dar a sua opinião?
Obrigado!

Anônimo disse...

Tens razão! Você está desfrutando da vida como deveria. Obrigada por compartilhar isso. A maneira com que você escreve é perfeita para compartilhar com as pessoas. A particularidade, a emoção que coloca nas postagens, torna tudo mais fácil de assimilar. Já dizia um antigo provérbio bíblico "A doçura no falar aumenta o saber"! Deus te abençoe!