quarta-feira, 4 de abril de 2012

TANGERINA DEIXA FORTE, TESUDO, SEM CÂNCER E COM COLESTEROL BAIXO!!

Creio que isso seja possível comendo frutas citricas de uma forma geral. Isso porque os flavonóides encontrados nestes tipos de futas, especialmente apigenina, naringenina e hesperetina tem capacidade de inibir a aromatase, enzima que aumenta formação de estradiol, bloqueando carcinoma mamário. Como aromatase bloqueada também leva ao aumento de testosterona, resultado é aumento do vigor sexual e com mais massa muscular. E alguns trabalhos recentes tem mostrado que a hesperetina da tangerina (forma aglicona da hesperedina) é capaz de estimular a função do HDL em retirar colesterol dos macrófagos e fazer o transporte reverso do colesterol. E ainda hátrabalhos que mostram proteção hepática, neurológica e diretamente na aorta. Isso sem contar que tangerina tem tangeretina, outro flavonóide importante. Camarões ao molho de tangerina com raspas da casca fica fantástico, vou refogar agora, tá de molho no tempero desde as 6:30h. Detalhe: jogar o molho e as raspas no final, meio minuto de cocção e abafar, pegar gosto sem perder os flavonóides, com belissimo azeite no final para protegê-los. Como eu sempre digo, "hoje vai ter lua cheia" (risos).

J Nutr Biochem. 2011 Dec 30. [Epub ahead of print]. The citrus flavonone hesperetin inhibits growth of aromatase-expressing MCF-7 tumor in ovariectomized athymic mice.
 
Hesperetin Upregulates ABCA1 Expression and Promotes Cholesterol Efflux from THP-1 Macrophages. J Nat Prod. 2012 Mar 19. [Epub ahead of print]

Tangeretin, a citrus flavonoid, inhibits PGDF-BB-induced proliferation and migration of aortic smooth muscle cells by blocking AKT activation. Eur J Pharmacol. 2011 Dec 30;673(1-3):56-64

 

 



2 comentários:

Marcela F. Santos disse...

Ei Henrique, td bem? Vc tem alguma indicação p/ baixa de libido em mulheres com endometriose?
A disbiose pode ter influencia sobre este sintoma?

Abraço

Unknown disse...

Marcela, sigo os principios da nutrição funcional, que se baseia sempre na avaliação individualizada e completa da pessoa. Não prescrevo ou recomendo nada pela doença. É preciso buscar a ou as causas da falta de libido, que pode sim ser a endometriose, ou algo que causa a endometriose. Me perdoe.