terça-feira, 8 de maio de 2012

FRUTOSE NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRA!!

Veja texto original de alguns artigos que andei estudando para o curso de bioquimica e o infográfico acima. Fica claro que a frutose, obtida por exemplo do xarope de milho ou amido de milho hidrolizado (fique longe de alimentos que contenham estas formas de frutose),  é hipertensiva, destruidora de células beta do pâncreas e indutora de diabetes tipo 2, inflamação crônica, e  indutora de hiperuricemia, consequentemente lesão renal, e muito importante, não se trata estes pacientes hiperuricêmicos, não se reduz seus efeitos de induzir à resistência à insulina (IR) com alopurinol. Pouca eficiência e alto custo. O tratamento é dietético. Clique na imagem que ela aumenta de tamanho.

9 comentários:

Unknown disse...

Henrique, e em relação ao tão comum xarope de guaraná, devemos ter o mesmo tipo de prevenção? O que vc acha?
Abraços e parabéns pelo blog.

Jorge

Jorge disse...

Henrique, e em relação ao tão comum xarope de guaraná, devemos ter o mesmo tipo de prevenção? O que vc acha?
Abraços e parabéns pelo blog.

Jorge

Anônimo disse...

Henrique, e em relação ao tão comum xarope de guaraná, devemos ter o mesmo tipo de prevenção? O que vc acha?
Abraços e parabéns pelo blog.

Jorge

Henrique Soares disse...

Neste caso vejo diferenças porque há muita cafeína envolvida e baixo teor de frutose. As indicações e contraindicacoes são outras. Obrigado Jorge, obrigado Jorge e obrigado Jorge. (risos)

Anônimo disse...

Obrigado, Henrique. Desculpe pela tripla postagem! Abraços. Jorge.

Vivi disse...

Olá doutor!
Parabens pelo blog, tenho lido seus artigos anteriores e tem sido bastante esclarecedores pra mim.
Eu gostaria inclusive de fazer uma pergunta sobre uma postagem anterior da creatina...
Fiquei na duvida sobre a tal fase de saturaçao...
Qual a sua opiniao?
Devo fazer a saturaçao de 20g por 5 dias e depois 3 ou 5 gramas ao dia?
Agradeço desde ja,

Vivi

Henrique Soares disse...

Oi Vivi, a saturação depende muito da intensidade da sua atividade. Se vc é daquelas que faz atividade até sair acabada, fadigada, malha pesado, vale a pena a saturação neste período e depois manutenção. Importante para vc e demais leitores: observe minhas postagens e comentários que evito sempre falar em dosagens pois isto é prescrição, e só fazemos (eu e minha esposa) de forma individualizada,ok.

Vivi disse...

Entendo...
E outra coisa que esqueci, rs.
O dia que eu não malhar devo tomar mesmo assim ou não precisa?

Obrigada mais uma vez e sucesso!

Henrique Soares disse...

Dose de manutenção nestes dias.