terça-feira, 10 de julho de 2012

PASSOU DA HORA!!


10/07/2012 - 14h09

Anvisa suspende venda e uso de emagrecedor com substância proibida

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA
Atualizado às 14h46.
Após receber informações sobre efeitos adversos e mortes no país relacionados à substância DMAA (dimetilamilamina), a Anvisa emitiu um alerta, nesta terça-feira, contra o uso de suplementos alimentares com esse estimulante, usado para emagrecimento e ganho de massa corporal.
Os principais produtos com DMAA que circulam no país são Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E o consumo desses produtos vem crescendo, principalmente entre jovens que se exercitam em academias, avalia Denise Resende, gerente geral de alimentos da agência.
Até a terça-feira da semana passada, comercializar produtos com DMAA era uma irregularidade. Viajar, trazer suplementos com essa substância na bagagem e consumi-los era permitido. Há uma semana, porém, a Anvisa inscreveu o DMAA na lista de psicotrópicos, o que faz com que vender, trazer na bagagem e consumir produtos com DMAA seja crime.
"Quando é uma substância proscrita, não pode haver consumo ou venda. Vamos comparar com a cocaína, nenhum médico pode prescrever", explica Resende.
Entre os efeitos adversos relacionados ao DMAA estão dependência, insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas. Consequências como essas foram constatadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e informadas ao Brasil.
Resende afirma que há casos de mortes no Brasil que podem ter ligação com o DMAA.

Leia mais em:


4 comentários:

Raiane Dantas disse...

Bom dia Professor, tudo bem? Estava lendo uma reportagem da revista "Super Treino" que descrevia a respeito do suplemento Selenium Atom, como precursor de testoterona. Procurei no google acadêmico e não vi nenhum relato a respeito desse suplemento, queria saber se ele possui algum respaldo científico com relação aos benefícios em praticantes de atividade física ou esportistas?

Henrique Soares disse...

Raiane, nunca prescrevi este suplemento e também não o conheço, por isso não posso emitir opinião, ok? Obrigado por participar.

Fabiane Eyer disse...

Eu adorei o Selenium atom!!! Recomendo!! Meu corpo ficou diferente e mais definido!! Sem efeitos colaterais...

Fabiane Eyer disse...

Adorei o Selenium!! Recomendo! Meu corpo ficou bem diferente.. Mais definido.. Não tem efeitos colaterais..