segunda-feira, 23 de julho de 2012

PROPRIEDADES DA SEMENTE DE CHIA

Ainda é comum ouvir pessoas que desconhecem esta semente, é realmente muita nova no contexto mundial. É possível prescrever o consumo desta semente como fonte de ácidos graxos ômega-3, importante por exemplo para redução de pressão arterial, melhora da memória, entre várias outras. Além disso, tem um boa quantidade de proteínas, especialmente do aminoácido arginina, portanto poderíamos indicar para reduzir pressão e aumentar força muscular. Importante que há trabalhos que mostram que a chia é deficiente em lisina, portanto não pode ser usada como fonte exclusiva de proteína (cuidado veganos). é também uma excelente fonte de fibras e lignanas, o que aumenta o peso e volume das fezes, melhorando o ritmo intestinal, tratando quem tem prisão de ventre; ajuda quem tem colesterol e triglicerídios altos, ajuda reduzir a glicemia,  redução da inflamação (reduz risco de infarto e AVC), e é excelente para quem deseja perder gordura e baixar o peso. E o que vejo de mais importante, por isso lembrei de vir fazer esta postagem, há um trabalho científico de 2007, não lembro exatamente agora os autores, mas lembro que é um trabalho argentino de uma universidade federal em Córdoba, mostrando redução de câncer de mama, inclusive inibindo metástase.  Mas como toda semente, é preciso ficar de olho nas possíveis toxinas, ainda desconhecidas.

7 comentários:

Rômulo Timo disse...

Henrique, como vc sugere o uso da Chia? Pode ser como a linhaça? A qual trituramos em sucos ou vitaminas de frutas?
Obrigado!

Rômulo Timo
Nutricionista

Henrique Soares disse...

Sim Rômulo, do mesmo jeito. Deixar de molho em água também aumenta a biodisponibilidade das lignanas e seu efeito antiinflamatório. E ainda há a opção de óleo de chia.

Unknown disse...

Bom dia, profº Henrique!!
Você tem alguns artigos que fale da chia no controle da glicemia. Desde já obrigada pela atenção!Patrícia

marina disse...

Olá Henrique
tenho lido muito que a chia não precisa ser triturada como a linhaça, vc concorda?
Obrigada
Marina

Henrique Soares disse...

Não Marina, recomendo sim a trituração. Estômago não tem dente, já deixei chia de molho em água por 12 horas e não dissolveu. Já deixei em molho em suco puro de limão e não dissolveu.

Andressa Nascimento disse...

Oi Henrique, não tenho encontrado a composição nutricional da semente de chia. Você sugere alguma fonte?

Andressa Nascimento
Nutricionista

Henrique Soares disse...

Andressa, gosto de pesquisar em:
www.pubmed.gov